BELEZA

CACHOS DOS SONHOS: 5 dicas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos precisam de cuidados especiais; especialista dá dicas de como cuidar dos cachos

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 17/05/2022 às 17:16
halayalex / Freepik
Cabelos cacheados e crespos precisam de maiores cuidados com hidratação - FOTO: halayalex / Freepik
Leitura:

Os cabelos cacheados e crespos precisam de cuidados específicos para ficar ainda mais bonitos e saudáveis. Esse tipo de cabelo precisa de cuidados extras, especialmente com óleos e hidratação, por ter uma estrutura mais propícia ao ressecamento.

Uma rotina de hábitos benéficos às madeixas é importante para que os fios fiquem livres do aspecto ressecado e para que os cachos tenham definição com mais facilidade e formem mais bonitos.

Pensando nisso, Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany, marca especializada em cosméticos, pensou uma lista com dicas de cuidados que não podem faltar na rotina de qualquer cacheada ou crespa. Confira:

Lavagem dos fios

Não existe uma frequência de lavagem perfeita para o cabelo ficar saudável e bonito. “Saber quantas vezes lavar o cabelo na semana varia de caso a caso. Veja quais são os fatores que influenciam nessa escolha. Em regiões mais quentes, como em praias, eles ficam mais danificados e precisam ser lavados e hidratados com maior frequência”, afirma.

Faça cronograma capilar

Além dos cuidados diários é preciso criar uma escala de tratamento mais intensivo para os fios. “Se o cabelo estiver muito ressecado, por exemplo, será mais difícil estimular os cachos sem antes nutri-los ou hidratá-los. Como cada um possui suas próprias necessidades, é preciso apostar em um cronograma capilar, analisando a atual situação dos fios. Esse planejamento de cuidados é a garantia de cachos saudáveis e definidos a todo momento”, explica.

Não fuja da tesoura

Quem tem o cabelo cacheado ou crespo costuma ter muito receio ao ir no salão de beleza para cortá-lo, com receio de que os fios fiquem curtos demais ou que percam a definição. O expert pontua que é preciso superar esse medo, já que o corte ajuda a renovar os fios e incentiva a formação dos cachos. “Apare pelo menos dois dedos a cada três meses para tirar as pontas duplas e ressecadas. Além disso, é uma excelente oportunidade para inovar o visual”, aconselha.

Use touca de cetim ou prenda o cabelo na hora de dormir

São vários os artifícios que podem e precisam ser usados para deixar os fios sempre bonitos e modelados. “Alguns cuidados começam na hora de dormir, por exemplo, e podem ajudar muito na hora da finalização no dia seguinte. Um segredo para acordar com os cachos definidos é dormir com o famoso coque abacaxi ou utilizar uma touca de cetim, essas medidas diminuirão o atrito dos fios com o travesseiro e evitarão que eles se quebrem”, alerta.

Aposte em um Leave-in

O leave-in é um dos melhores amigos dos cabelos cacheados. “O produto foi desenvolvido para garantir hidratação, definição e diminuir o frizz da região. Sua fórmula pode ser usada depois do banho, nas madeixas úmidas ou até mesmo com os fios secos, para dar aquela arrumada no visual ao longo do dia. Lembre-se de fazer a aplicação apenas no comprimento, evitando o contato com a raiz para não estimular o excesso de oleosidade”, finaliza.

Vlada Karpovich/Pexels
Cabelos cacheados e crespos precisam de alguns cuidados extra para se manterem saudáveis e bonitos - FOTO:Vlada Karpovich/Pexels

Mais Lidas