Quem cuida de um peixe sabe a importância de manter o aquário bem preservado.
O recipiente é a casa do animal e, por isso, merece bastante atenção.
Se você está buscando algum aquário para seu peixinho, confira abaixo dicas que podem evitar problemas no futuro.
..
6 dicas para o aquário
1. Tamanho do aquário
Um bom tamanho para o recipiente é 60 cm x 30 cm x 40 cm (comprimento x largura x altura). Essa é a medida mais comum em lojas do setor.
Tenha atenção na hora de encher o aquário. Nunca o faça de uma só vez. Abasteça aos poucos, para dar tempo do desenvolvimento dos micro-organismos antes da chegada dos peixinhos.
2. Uso do filtro e do termostato
Nunca desligar o filtro é uma premissa básica para quem cuida de peixe, afinal eles precisam do oxigênio. É com esse aparelho que as filtragens mecânica, química e biológica do aquário são feitas.
Outro equipamento importante é o aquecedor com termostato. Ele controla a temperatura constante da água, de preferência entre 23º e 27ºC.
3. Iluminação
Peixes não gostam de muita luminosidade. Além disso, ela pode tirar a cor deles. Portanto, deixe pouca luz no aquário e não o dia todo.
4. Atenção na hora de decorar
Pedras neutras devem ser usadas na decoração do aquário para não afetar o pH da água.
5. Qual peixe escolher
Antes de escolher o seu peixe, avalie fatores como tamanho dele em relação ao aquário. O comportamento também é importante. Não selecione os que ficam muito quietos no fundo do aquário nem os que estão na superfície. Nos dois casos o animal pode estar com problemas de saúde.
6. Manutenção
Realize semanalmente as trocas de água. Fique ligado aos parâmetros de pH e temperatura do aquário.