Pets

GATOS E CACHORROS: 5 dicas para melhorar o tempo que seus pets passam sozinhos em casa

Confira dicas para que eles fiquem tranquilos mesmo quando estão sozinhos

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 23/05/2022 às 21:11
Petz/Reprodução
Confira as dicas que separamos para você e seu pet - FOTO: Petz/Reprodução

Deixar nossos animais de estimação sozinhos não é uma tarefa fácil, mas é a realidade da maioria das pessoas que não tem a opção de trabalhar em casa no modelo home office.

Sendo assim, é sempre bom ficar por dentro das maneiras mais saudáveis de deixar seu pet sozinho sem causar estresse ou outros problemas que podem ser evitados. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que podem te ajudar.

Confira abaixo:

01. Não deixe eles presos

Ao invés de deixar seu cachorro ou gato preso pela coleira ou em uma caixinha, que tal limitar seu espaço para apenas uma área da casa? Assim, eles ficam mais livres, porém ainda com um certo limite de até onde podem ir.

Coloque nesse espaço tudo que eles vão precisar para passar o tempo separados de você: comida, água, brinquedos, lugar para eles fazerem as necessidades... esse conforto vai ajudar seu pet a ficar mais tranquilo enquanto te espera.

02. Se possível, deixe os pets em um ambiente com vista

Se o espaço onde você pode deixar seus pets tiver uma janela, melhor ainda! Caso você tenha quintal e ele seja seguro para que seus animais de estimação fiquem lá sozinhos, essa também pode ser uma boa opção.

Os bichinhos são bons observadores e podem passar um tempão apenas apreciando a vista. Deixar uma caminha perto da janela ou no quintal pode tornar tudo ainda mais confortável para eles.

Reprodução
- Reprodução

03. Faça eles gastarem bastante energia antes da hora de você sair

Tanto gatos quanto cachorros amam tirar uma boa soneca durante grande parte do dia. Então, uma boa opção para que eles se comportem é incentivá-los a gastar energia antes do seu horário de sair.

No caso dos cachorros, você pode levá-los para um passeio longo (dependendo da raça e do seu nível de energia). Os gatos adoram brincar, em casa mesmo, de diversas formas. Assim, quando você sair, eles podem tirar uma longa soneca e nem sentir o tempo passar.

04. Incentive o instinto caçador do seu pet

Para ajudar seu pet com o tédio, que tal usar os brinquedos inteligentes a seu favor? Algumas opções você pode até mesmo customizar em casa. Ponha petiscos ou ração em brinquedos com furos, onde o cão terá que colocar na posição certa para chegar até a recompensa.

Já os gatos adoram brinquedos que fazem barulhos ou onde eles possam afiar as unhas. Os brinquedos citados para cachorros e gatos estimulam seus instintos selvagens, o que pode trazer benefícios para a saúde dos animais.

Reprodução
- Reprodução

05. Não deixe de acompanhar seu dia, mesmo de longe

Mesmo longe, você ainda pode acompanhar o dia do seu pet. Algumas coleiras com GPS mandam notificações quando seu animal sai da zona segura designada para ele. Através de algumas câmeras inteligentes, você pode até mesmo ver e falar com seu pet durante o dia, para ajudar a matar a saudade.

Petlove
Confira as nossas dicas - FOTO:Petlove
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução