Pets

PETS: entenda por que gatos e cachorros não podem comer chocolate

O chocolate é um dos alimentos que os animais não devem comer de forma alguma

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 24/05/2022 às 21:06
Reprodução
Entenda porque os pets devem ficar longe do doce - FOTO: Reprodução
Leitura:

Já é um fato bastante conhecido que gatos e cachorros não podem comer chocolate. Mas você sabe quais fatores, exatamente, tornam o doce um alimento perigoso para os animais?

A proibição acontece porque o chocolate contém duas substâncias que o organismo dos gatos e cachorros não conseguem metabolizar: cafeína e teobromina

A teobromina causa os sintomas mais pesados, como crise alérgica, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, entre outros. Já a cafeína, mesmo estando no cacau em menor concentração, piora o quadro de intoxicação do pet.

Caso aconteça do seu animal de estimação comer chocolate em um momento que fugiu do seu controle, os sintomas aparecem, geralmente, de duas a quatro horas após a ingestão e podem durar por até 72h. 

Shutterstock
- Shutterstock

Por isso, é importante sempre estar atento aos sintomas: vômitos, diarreias, taquicardia, arritmia, urina em excesso de forma descontrolada, contrações musculares, excitação nervosa e aumento da pressão arterial são alguns dos que mais acontecem.

Se você notar um ou mais desses sintomas no seu bichinho, é hora de correr para o veterinário. Não hesite: é de extrema importância que seu pet seja avaliado e receba os cuidados necessários. Afinal, a ingestão do chocolate pode até mesmo levar os animais a óbito.

Evite tentar induzir o bichinho ao vômito em casa, pois isso pode causar outros problemas na saúde do animal, caso seja feito da forma errada. O ideal é deixar o veterinário cuidar da recuperação de forma segura e que seja melhor possível para a saúde do pet.

Depositphotos
- Depositphotos

Os tutores devem sempre orientar as pessoas do seu convívio com essas informações, principalmente crianças ou pessoas estranhas que vão ficar com o cachorro por algum período de tempo. É importante frisar para elas que mesmo com o pet fazendo carinha fofa de pidão, eles jamais devem ceder o alimento.

Em casa, é ideal sempre manter o doce longe do alcance dos pets. Lembre-se que seu gato pode ser mais engenhoso na hora de tentar pegar um pouco de chocolate, por ter mais facilidade de subir em lugares altos.

Reprodução
Entenda porque seus pets devem ficar longe do doce - FOTO:Reprodução
Shutterstock
- FOTO:Shutterstock
Depositphotos
- FOTO:Depositphotos
Shutterstock
- FOTO:Shutterstock
Depositphotos
- FOTO:Depositphotos

Mais Lidas