CURIOSIDADE

Quais os sobrenomes mais populares do Brasil? Veja a lista e saiba a origem

Você sabia que os sobrenomes mais famosos do país têm origem estrangeira? Confira a lista dos mais comuns e as origens de cada um deles

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 25/05/2022 às 17:44 | Atualizado em 25/05/2022 às 17:52
Notícia
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
REGISTRO Em 2021, mais de 160 mil crianças só têm a mãe no documento - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Por acaso você já parou para pensar - "Qual o sobrenome mais comum do Brasil?" - ou até mesmo - "Será que muita gente tem o sobrenome igual ao meu?". Pois é, muitos brasileiros têm esta mesma curiosidade.

A verdade é que por causa da colonização portuguesa, o Brasil recebeu imigrantes de vários países durante os séculos 18 e 19, então a origem dos sobrenomes mais famosos do país é estrangeira.

..

Por que usamos sobrenome na identificação?

Voltando um pouco na história, mais precisamente para antes do século 12, apenas o primeiro nome era essencial para se viver em sociedade. Porém, com o crescimento populacional, ficava mais difícil de reconhecer um indivíduo em meio a uma conversa ou em atividades do dia-a-dia. 

Entregar uma carta ou fazer uma cobrança por exemplo, era no mínimo complicado, quando 10 pessoas com o mesmo nome moravam na mesma região. Naquela época, questões geográficas tinham grande relevância. Foi assim que começaram a surgir os sobrenomes

“Maria de Oliveira”, por exemplo seria uma mulher que morasse perto de pés de oliva. “Joaquim da Rocha” moraria próximo a maior pedra da cidade. Características pessoais também eram levadas em consideração, como “Severo” e “Franco”.

 

O NE10 Interior separou uma lista com os 10 sobrenomes mais comuns no Brasil e suas origens. Confira:

Lista de sobrenomes mais comuns do Brasil

1. Silva

O Brasil tem mais de 5 milhões "Silvas". Mas você sabia que o sobrenome Silva também é o mais comum de Portugal?

Derivado do latim, ele significa selva, ou floresta. A história mais aceita é a de que o sobrenome teve origem no século 11, na Torre e Honra de Silva, o solar de uma família de nobres do Reino de Leão, uma das antigas monarquias ibéricas.

2. Santos

Cerca de 4 milhões de brasileiros têm o sobrenome “Santos” e se parar para contar com a variação “dos Santos”, a soma pode chegar perto dos 5 milhões. Isso torna Santos, o segundo sobrenome mais comum no Brasil.

De origem cristã, o sobrenome é uma derivação da palavra latina “sanctus”, que significa santo. Era o sobrenome dado aos nobres ibéricos que nasciam no dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, durante a era medieval.

3. Oliveira

É impossível não pensar em Oliveira, quando se fala de sobrenomes mais comuns no Brasil. Presente nos documentos de quase 4 milhões de brasileiros, o sobrenome faz referência à arvore da azeitona, a Oliva.

“Oliveira” surgiu como uma espécie de apelido, para designar aqueles que possuíam plantações do fruto.

4. Alves

Além de ser o sobrenome do autor desta matéria, cerca de outros 2,5 milhões de brasileiros e brasileiras também carregam ele em seus documentos.

Este é um sobrenome patronímico, ou seja, formado a partir do nome do pai. Na origem, Alves é uma abreviação de outro sobrenome, o Álvares, portanto, Alves significa “filho de Álvaro”.

5. Ferreira

O sobrenome "Ferreira" demonstrava aquelas pessoas que habitavam regiões cheias de minério de ferro. Com isso, Ferreira tem origem em Portugal e existe desde o século 11.

No Brasil, as famílias com Ferreira na linhagem colonizaram primeiro no estado de Alagoas. Atualmente, um número superior a 2,3 milhões de pessoas no Brasil têm este sobrenome.


6. Lima

Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros possuem o sobrenome "Lima" em seus registros.

De origem geográfica, o sobrenome era utilizado para designar comunidades que viviam à beira do Rio Lima, que nasce na Espanha e deságua ao Norte de Portugal.

No Brasil, os “Lima” se estabeleceram, inicialmente, no estado do Paraná

7. Gomes

Hoje, cerca de 1,6 milhão de brasileiros possuem "Gomes" como sobrenome.

Assim como o Alves, este é outro exemplo de sobrenome patronímico, ou seja de origem paterna. “Gomes” significa “filho de Gomo”, nome abreviado de “Gomoarius”, homem de guerra. Possui algumas variações na forma de escrever, com 'Z', com acento agudo, entre outros.

No Brasil, os “Gomes” participaram do processo de colonização da região Nordeste.


8. Martins

Muito comum no Brasil e em Portugal, o sobrenome Martins tem origem na Espanha, como variação de “Martim” ou “Martino”. Em latim quer dizer “guerreiro, homem marcial, belicoso”.

Atualmente, aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros têm este sobrenome na identificação.

9. Gonçalves

No Brasil, mais de 700 mil pessoas possuem o sobrenome Gonçalves.

Com origem em Portugal ele é mais um sobrenome patronímico, que significava “filho de Gonçalo”.

10. Freitas

Aproximadamente, 700 mil pessoas no Brasil possuem o sobrenome Freitas. 

Freitas tem origem Portuguesa. As primeiras famílias com este sobrenome chegaram ao Brasil por morar em locais com muitas rochas. O significado desse vem do latim e quer dizer "pedregulho".


Fonte: Revista Bula e Segredos do Mundo.

Comentários

Mais Lidas