Liberado!

TV Globo encerra contratos de exclusividade com todos atores da casa; entenda

Em reunião com elenco,direção definiu que atores terão mais 'liberdade'; entenda

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 10/06/2022 às 14:12 | Atualizado em 10/06/2022 às 14:23
Notícia
Divulgação/TV Globo
TV Globo altera contratos de atores da casa; veja o que mudou - FOTO: Divulgação/TV Globo

Nesta sexta-feira (10), a direção da TV Globo anunciou em reunião com os atores da casa, uma importante mudança de clausula em seus contratos.

A emissora, que passa por uma reformulação da grade programação e pela retomada de suas produções após a pandemia da Covid-19, mudou suas diretrizes utilizadas desde 1970 para seus funcionários.

..

A direção de entretenimento da emissora, reuniu o elenco de atores que ainda têm contrato com a casa e comunicou que a partir de agora, a clausula de exclusividade não será mais adotada

Segundo o Jornal de Brasilia, ainda existem contratos para vencer pelo menos nos próximos três anos e para esses acordos, as renovações serão pontuais.

A perspectiva da emissora é a liberdade de mobilidade para os talentos da casa em um mercado hoje bastante aquecido pelo streaming visto que plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO e Paramount+ vêm ampliando exponencialmente suas produções brasileiras.

Com a mudança, atores como Tony Ramos, Glória Pires, Mateus Solano, Regina Casé, Adriana Esteves e Mariana Ximenes ficarão livres para atuar em várias plataformas de streaming e até em outras emissoras.

 ..

Reprodução/Instagram - Divulgação/TV Globo
Atores da TV Globo terão importante mudanças em seus contratos; entenda - Reprodução/Instagram - Divulgação/TV Globo

Entenda o que mudou no contrato dos atores da TV Globo

Na reunião com os artistas, o diretor de Entretenimento da TV Globo, Ricardo Waddington, fez questão de expor que essa mudança libera para que todos se planejem para contemplar possíveis convites recebidos para trabalhos de outras empresas.

A quebra da regra de exclusividade, utilizada na emissora desde 1970, evitaria também que os profissionais fiquem presos a contratos em longos períodos fora do ar. A mudança na vênus platinada causa também o fim do boato de que quem saísse da Globo não encontraria mais as portas abertas para um possível retorno, por possível represália.

A historicamente líder de audiência e de produção de conteúdo nacional, é a última empresa do segmento a manter contratos longos com atores. O SBT e a Record TV já finalizaram este tipo de prática há anos. E as plataformas de streaming, como a Netflix por exemplo, sempre trabalharam por obra certa.

VEJA TAMBÉM: Ana Paula Araújo fala sobre demissão de Chico Pinheiro da TV Globo

Comentários