Apesar de ser uma entidade mística, o Velho do Rio (Osmar Prado) já apareceu para vários personagens de "Pantanal", exceto para o seu próprio filho, José Leôncio (Marcos Palmeira).
Desacreditado que o protetor da região seja o seu pai desaparecido, o fazendeiro sequer consegue enxergar a imagem do Velho no retrato que Jove (Jesuíta Barbosa) tirou sem a autorização do avô.
Como será o encontro de José Leôncio com o Velho do Rio?
Se o remake escrito por Bruno Luperi seguir o roteiro da produção original, exibido em 1990, o encontro entre pai e filho só vai acontecer nos últimos capítulos de "Pantanal".
Recém-casado com a companheira Filó (Dira Paes), José Leôncio vai acordar passando mal e sentindo dores no peito.
Sozinho na sala, o fazendeiro fica de frente para a fotografia tirada pelo filho. No lugar onde via um borrão luminoso, Zé Leôncio finalmente consegue enxergar a imagem do Velho do Rio, o seu pai.
Na versão da TV Manchete, a cena muda e o herdeiro do Velho Joventino aparece cavalgando à procura do pai.
É na beira do rio que os dois finalmente se encontram. Emocionado, José Leôncio conversa com a entidade e tira as suas dúvidas sobre o sumiço do pai.
..
"Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá e a boca de sapo me pegou pelo pescoço. Ali eu estava morto", explica o Velho.
O protetor do Pantanal revela ao filho que ele será o seu substituto na missão de cuidar do bioma. Em seguida, se despede do herdeiro:
"Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, tem os seus netos, tem que cuidar deles. E eu cuidei 'docê'. Mas agora eu estou cansado dessa vida, chegou a minha hora de descansar. Até um dia, meu filho. Cuida bem da tua comitiva."
Comentários