Uma das cenas mais emocionantes de Pantanal foi exibida no último sábado. Isso porque o remake da TV Globo prestou uma homenagem a um dos atores mais importantes da primeira versão da trama: Cláudio Marzo.
Ele deu vida aos personagens de José Leôncio e Velho do Rio no folhetim de 1990, exibido na Manchete. Agora, Marcos Palmeira vive o peão, enquanto Osmar Prado dá interpreta o ser místico que protege o Pantanal.
Falecido em 2015, o ator Cláudio Marzo teve sua imagem inserida como líder de uma comitiva de fantasmas em uma das sequências enigmáticas exibidas na novela.
VÍDEO: Cláudio Marzo em Pantanal
Chocado que colocaram o Cláudio Marzo, Zé Leôncio e Velho do Rio da versão de 1990 digitalmente #Pantanal ???????????? pic.twitter.com/ywT8VRaEkO
— eplay (@forumeplay) August 14, 2022
Como foi feita a cena em que Velho do Rio original aparece?
A cena de Cláudio Marzo em Pantanal precisou de uma edição especial dos Efeitos Visuais da emissora. A ideia de incluir o rosto do ator veio da equipe de efeitos em conversa com o diretor Gustavo Fernandez, que conduziu a filmagem da cena.
"O trabalho mais árduo começou há três semanas, e foi completamente sigiloso", conta Rafael Ambrosio ao Gshow, reforçando que a família de Marzo autorizou a edição e o uso das imagens dele.
Inicialmente, a ideia era usar algum take de Cláudio na primeira versão de Pantanal, via que não foi seguida devido aos direitos autorais. Depois, veio a ideia de usar cenas de Marzo em "Desejo Proibido", sua última novela exibida em 2008 pela Globo.
"Pegamos várias imagens e sabíamos que ele não falaria em cena. Tivemos que encontrar reações que encaixassem na cena", explica Ambrosio. "Tivemos testes de captação e, quando foi gravada de fato, já sabíamos o ângulo e como deveria ser feito".
Comentários