MORRE GAL COSTA

QUEM FOI GAL COSTA? Cantora era uma das maiores vozes da MPB e faleceu aos 77 anos

A cantora faleceu na manhã desta quarta-feira (9) vítima de um infarto

Rayane Domingos
Rayane Domingos
Publicado em 09/11/2022 às 12:38 | Atualizado em 09/11/2022 às 12:47
Felipe Souto Maior/Secult-PE/FUNDARPE
Gal Costa faleceu vítima de um infarto, aos 77 anos - FOTO: Felipe Souto Maior/Secult-PE/FUNDARPE

A notícia da morte de Gal Costa deixou o Brasil estarrecido. A cantora faleceu aos 77 anos vítima de um infarto quando estava em casa.

A assessoria de imprensa confirmou as informações e pediu a compreensão dos fãs.

"É com pesar que confirmamos o falecimento da cantora Gal Gosta, na manhã dessa quarta-feira, 09 de novembro, em São Paulo. Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto".

Nos últimos dias, Gal precisou desmarcar um show no Primavera Sound, em São Paulo. A equipe confirmou que ela precisaria passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. 

..

RELEMBRE A CARREIRA DE GAL COSTA

Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida no mundo todo como Gal Costa, nasceu em Salvador no dia 26 de setembro de 1945.

Ela começou a carreira em 1960, junto com os amigos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé.

Em 1964, estreou no espetáculo "Nós, Por Exemplo", na inauguração de um teatro em Salvador. Não demorou para que a cantora se tornasse um dos maiores sucessos.

Com uma voz potente e empoderada, ela conseguiu gravar o primeiro LP em 1967. "Coração Vagabundo", de Caetano, foi o grande destaque do disco.

Gal também fez parte da Tropicália, movimento artístico que surgiu em oposição a Ditadura Militar no Brasil. Ela foi uma das grandes vozes femininas da época.

Em 1971, gravou um dos seus maiores discos "Fa-Tal - Gal a Todo Vapor". O show foi muito aclamado na época, e até hoje muito lembrado pelos fãs.

"Pérola Negra", "Como Dois e Dois", "Sua Estupidez" e "Vapor Barato" são algumas músicas que fazem parte do disco.

Gal não deixava os fãs sem discos novos, e o último foi gravado em 2021. "Nenhuma Dor" contou com a participação de novos artistas da MPB.

Com uma vida pessoal discreta, pouco se sabe sobre os relacionamentos passados da cantora. Em 2007, ela adotou o único filho, Gabriel. 

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE GAL COSTA