Um dos principais costumes dos católicos na Sexta-feira Santa é não comer carne vermelha. Além da abstinência do alimento, muitas pessoas também seguem outras tradições na Semana Santa.
A Páscoa é uma das principais datas do calendário religioso. Ela relembra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.
Veja a seguir por que muitas pessoas não comem carne na Sexta-feira Santa e mais:
- POR QUE NÃO PODE COMER CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA?
- É PECADO COMER CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA?
- O QUE PODE COMER NA SEXTA-FEIRA SANTA
- PODE COMER CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA?
POR QUE NÃO PODE COMER CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA?
Segundo a tradição Católica, a Sexta-feira Santa é um dia reservado para o jejum e se opõe ao consumo de carne vermelha e frango.
A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa teria se originado provavelmente durante a Idade Média. Nesse período havia a tradição de jejuar toda sexta-feira.
Uma explicação da religião Católica para evitar comer carne na Sexta-feira Santa seria porque a carne vermelha simboliza o corpo de Jesus Cristo. Evitar o consumo do alimento neste dia seria uma forma de respeito.
Nesta data, muitas pessoas costumam substituir esses tipos de carnes pelo peixe. Além disso, o peixe é associado aos milagres realizados por Cristo, como, por exemplo, a multiplicação dos pães e peixes.
O QUE PODE COMER NA SEXTA-FEIRA SANTA?
Muitas pessoas têm o costume de substituir a carne vermelha e o frango por peixe na Sexta-feira Santa.
.
Há também quem prefira não consumir nenhum tipo de carne na data.
O tipo de alimento a ser consumido na Semana Santa e na Sexta-Feira Santa varia de acordo com a religião, consciência e escolha de cada um.
*Fontes: UOL Educação e Brasil Escola.
Comentários