NOVELA

MULHERES APAIXONADAS ELENCO: Relembre HISTÓRIA, MÚSICAS e saiba A QUE HORAS COMEÇA MULHERES APAIXONADAS no VALE A PENA VER DE NOVO hoje, 29/05

Relembre a história, músicas e saiba a que horas começa reprise de Mulheres Apaixonadas hoje, 29/05

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 29/05/2023 às 10:59 | Atualizado em 29/05/2023 às 11:00
TV GLOBO / Gianne Carvalho
Helena (Christiane Torloni), Hilda ( Maria Padilha ) e Heloisa ( Giulia Gam ) - FOTO: TV GLOBO / Gianne Carvalho

Vinte anos após sua estreia, a novela "Mulheres Apaixonadas" volta a grade da Globo. Com autoria de Manoel Carlos, a trama é focada em Helena (Christiane Torloni), uma diretora de escola que enfrenta problemas no relacionamento e encontra um amor do passado.

Ambientada no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro - locação que, assim como o nome Helena, é uma das marcas do autor -, a novela também teve destaque em seus núcleos para além da protagonista. Dentre as temáticas do folhetim estão a violência doméstica, o alcoolismo e os maus-tratos contra idosos.

Abaixo, relembre a trama de Mulheres Apaixonadas e saiba a que horas reprise vai começar nesta segunda-feira (29).

EM QUE ANO PASSOU MULHERES APAIXONADAS?

Conforme as próprias palavras do autor, a trama "era um painel de mulheres apaixonadas, de uma maneira ou de outra". Protagonizada pela sexta Helena de Manoel Carlos, vivida desta vez por Torloni, a trama foi exibida originalmente entre fevereiro e outubro de 2003 e eternizou seus personagens na televisão, ainda hoje lembrados pelo público. 

Globo/ Renato Rocha Miranda

Helena (Christiane Torloni), Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), irmãs em "Mulheres Apaixonadas" - Globo/ Renato Rocha Miranda

HISTÓRIA DE MULHERES APAIXONADAS

Na trama, Helena vive um casamento de 15 anos e sem grandes emoções com Téo (Tony Ramos) quando reencontra César (José Mayer), um amor do passado que reforça seus questionamentos sobre a vida conjugal. Abalada, ela divide as incertezas com as irmãs Heloísa (Giulia Gam) e Hilda (Maria Padilha).

Hilda é casada com Leandro (Eduardo Lago), e Heloísa, com Sérgio (Marcello Antony), por quem nutre um forte ciúme. Helena é diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), cuja dona é a cunhada e amiga Lorena (Susana Vieira), irmã de Téo.

Globo/João Miguel Júnior

Luciana (Camila Pitanga), Laura (Carolina Kasting), César (José Mayer) e Helena (Chritiane Torloni) em cena de "Mulheres Apaixonadas" - Globo/João Miguel Júnior

Helena está cansada da vida que leva com o músico, com quem adotou o pequeno Lucas (Victor Curgula). Ela não desconfia, mas, na verdade, o menino é filho biológico do marido com Fernanda (Vanessa Gerbelli), antigo caso de Téo. A relação do casal acaba sendo abalada pelo segredo.

No momento do reencontro com Helena, César é viúvo e um neurocirurgião conceituado, que trabalha na mesma clínica onde Luciana (Camila Pitanga), filha de Téo, faz residência. César e Luciana têm um caso em meio ao romance do médico com sua assistente, Laura (Carolina Kasting), desaprovado pelos filhos Marcinha (Pitty Webo), e Rodrigo (Leonardo Miggiorin).

DESTAQUES DE MULHERES APAIXONADAS: DÓRIS, RAQUEL E SANTANA

Dramas vividos por outras mulheres permeiam a trama, como a violência doméstica sofrida por Raquel (Helena Ranaldi) e o alcoolismo enfrentado por Santana (Vera Holtz). A novela também discute a questão da violência urbana através da personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli), vítima de bala perdida, e mostra o tratamento agressivo dado pela jovem Dóris (Regiane Alves) aos avós idosos, o casal Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada).

Globo/ Renato Rocha Miranda

Raquel (Helena Ranaldi) e Marcos (Dan Stulbach) - Globo/ Renato Rocha Miranda

As disparidades sociais também ficam evidentes entre alunos da ERA, como Paulinha (Ana Roberta Gualda), que tem vergonha do pai, Oswaldo (Tião D’Ávila), porteiro da escola. Outro assunto que vem à tona na trama é o preconceito sofrido pelas jovens estudantes Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que vivem uma relação amorosa.

MÚSICAS DA NOVELA MULHERES APAIXONADAS

A trilha sonora de ‘Mulheres Apaixonadas’ também se tornou um marco ao apresentar ao público sucessos da música nacional e internacional.

Começando pelo tema de abertura, ‘Pela Luz dos Olhos Teus’, interpretada por Tom Jobim e Miucha, passando por 'Velha Infância', dos Tribalistas, que deu tom ao romance Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann), chegando a ‘Eu Sou Assim’, de Luíza Possi, o disco com títulos brasileiros contou com músicas célebres.

Globo/ Renato Rocha Miranda

O casal Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo) teve como tema a música "Velha Infância", de Tribalistas - Globo/ Renato Rocha Miranda

Na trilha internacional, os hits ‘Misunderstood’ (Bon Jovi), ‘Don’t Know Why’ (Nora Jones) , ‘I’m With You’ (Avril Lavigne) e ‘Disease’ (Matchbox Twenty) acrescentaram ainda mais emoção às histórias dos personagens.

HORÁRIO DE MULHERES APAIXONADAS

De volta a partir de hoje, às 17h10 (horário de Brasília), no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, ‘Mulheres Apaixonadas’ tem autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Fausto Galvão, Vinícius Vianna e Maria Carolina. A novela tem direção de núcleo e geral de Ricardo Waddington e direção geral de José Luiz Vilamarim e Rogério Gomes, com direção de Ary Coslov e Marcelo Travesso.

A obra ainda traz no elenco Rodrigo Santoro, Bruna Marquezine, Carol Castro, Dan Stulbach, Elisa Lucinda, Fabiana Carla, Marcos Caruso, Natália do Vale, Palomma Duarte, Roberta Rodrigues, Lavínia Vlasak, entre outros.

Globo/ Renato Rocha Miranda
Helena (Christiane Torloni), Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), irmãs em "Mulheres Apaixonadas" - FOTO:Globo/ Renato Rocha Miranda
Globo/João Miguel Júnior
Luciana (Camila Pitanga), Laura (Carolina Kasting), César (José Mayer) e Helena (Chritiane Torloni) em cena de "Mulheres Apaixonadas" - FOTO:Globo/João Miguel Júnior
Globo/ Renato Rocha Miranda
Raquel (Helena Ranaldi) e Marcos (Dan Stulbach) - FOTO:Globo/ Renato Rocha Miranda
Globo/ Renato Rocha Miranda
O casal Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo) teve como tema a música "Velha Infância", de Tribalistas - FOTO:Globo/ Renato Rocha Miranda