TITANIC

TITANIC: História inesperada de violinista do Titanic é descoberta mais de 100 anos após naufrágio

Neto do violinista viajou o mundo para investigar a vida do avô.

Thiago Freire
Thiago Freire
Publicado em 07/07/2023 às 8:37 | Atualizado em 07/07/2023 às 8:39
Domínio Público/ Divulgação
Jock Hume, violoinista do Titanic - FOTO: Domínio Público/ Divulgação

O RMS Titanic, o inesquecível navio Titanic, que naufragou em 1912, continua emblemático mesmo após mais de 110 anos da tragédia que virou história conhecida em todo o mundo.

Imponente como seu próprio nome "titã", espécie de ser mítico da antiguidade grega, o Titanic parecia imbatível; ninguém acreditava que ele poderia sucumbir às águas do Oceano Atlântico.

Naufrágio do Titanic

Mas ocorreu: a força do gigante navio não foi suficiente para resistir ao choque contra um iceberg nas águas congelantes a cerca de 700 km da costa canadense. 

O Titanic naufragou com 1.522 vidas, entre passageiros e tripulantes. Seus destroços estão no leito do mar, a uma profundidade sem luz de quase 4.000 metros.

Nessa tragédia, cerca de 706 pessoas conseguiram ser regatadas, testemunhas do desastre que continua despertando a atenção nos dias de hoje.

É através do registro trauma desses sobreviventes que conseguimos saber detalhes de como tudo ocorreu naquele 15 de abril de 1912.

Música enquanto o navio afundava

Uma cena simbólica resgatada por esses olhares e introduzida no imaginário social através do filme de James Cameron, de 1997, é a dos músicos, todos vítimas, que mantiveram sua orquestra enquanto o convés do navio se inclinava para o fundo do mar.

Um desses músicos era Jock Hume, um violinista cuja história misteriosa se junta à do Titanic, realçando o interesse pelo navio e pelas vidas que submergiram com ele.

Domínio público

O violinista do Titanic, Jock Hume. - Domínio público

Hume possuía apenas 21 anos quando embarcou no Titanic, no Reino Unido, em direção às Américas, deixando no velho mundo sua namorada, Mary Costin, que gestava um filho seu e com quem se casaria após o retorno da viagem.

Redescobrindo o passado

Hume não voltou, mas sua história permaneceu sendo contada. Christopher Ward, um jornalista britânico e neto do violinista, passou a estudar a vida do avô.

Nesses estudos, Ward não esperava desembarcar em uma história tão ocultas sobre o avô, que começou a ser revelada quando ele entrou em contato com Senan Molony, autor de livros sobre o Titanic.

Molony encontrou uma informação interessante sobre Hume em uma das páginas dos documentos do Titanic Relief Fund, que relatava sobre a pensão que a avó de Ward passou a receber como indenização após o naufrágio.

O fato intrigante é que, nessa página, havia a informação de que outra mulher recebia pensão pela morte de seu avô; o nome dela era Ethel McDonald.

Vida dupla

Ward passou então a investigar a vida de Ethel e descobriu que ela era jamaicana e que seu avô havia tido um filho com ela. Hume havia passado três meses na Jamaica, em 1910, antes de embarcar no Titanic.

Nessa visita ao país, Hume conheceu Ethel na apresentação de um concerto no Constant Spring Hotel, famoso hotel da capital Kingston. Ethel trabalhava com garçonete de lá.

Com essas informações, Ward resolveu partir para o país caribenho para descobrir sobre o paradeiro das pessoas que acabara de descobrir como suas parentes.

Descobertas

Ao chegar em Kingston, com ajuda do genealogista Donald Lindo, ele procurou por informações sobre  Ethel McDonald e sobre Keith Neville McDonald, o filho que seu avô havia tido com ela.

Após muitas buscas e frustações, Ward resolveu ir ao local onde ficava o Constant Spring Hotel, que não existia mais. No lugar, estava a Escola Secundária Imaculada Conceição, uma escola católica para meninas.

No entanto, próximo ao local, Ward escutou uma orquestra tocando e resolveu ir conhecer os músicos. Lá, ele contou sobre a história de seu avô e teve uma surpresa: uma musicista afirmara que também tinha o sobrenome Hume, era Gabriella Hume.

Nova família

Depois de muitas conversas, Ward conheceu a mãe de Gabriella, Tânia, e buscou mais informações sobre o pai dela, que se chamava Keith Neville Hume.

Ward percebeu então que se tratava do filho de seu avô, que havia mudando o sobrenome.

Com isso, Christopher Ward, com uma curiosidade por entender melhor a vida de seu avô, acabou descobrindo que sua família era muito maior.

Ward agora possuía três novos "sobrinhos",Gabriella, Vania e William, e muito mais histórias para descobrir sobre o passado da sua família.

Domínio público
O violinista do Titanic, Jock Hume. - FOTO:Domínio público
REPRODUÇÃO
Cena do naufrágio do Titanic retratada no filme de James Cameron. - FOTO:REPRODUÇÃO