Faustão

O QUE HOUVE COM O FAUSTÃO? Confira as ÚLTIMAS NOTICIAS do ESTADO DE SAÚDE ATUALIZADO de FAUSTO SILVA

Fausto Silva, o Faustão, está internado em São Paulo desde o dia 5 de agosto

Haim Ferreira
Haim Ferreira
Publicado em 18/08/2023 às 22:57 | Atualizado em 18/08/2023 às 22:59
REPRODUÇÃO/INTERNET
Faustão está internado em cuidados intensivos - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Na noite desta sexta-feira (18), o ator Caio Castro, da Globo, postou uma foto em seu Instagram em tom de despedida para o apresentador Faustão.

"Obrigado por tudo meu amigo, obrigado por sempre nos alegrar e trazer o seu melhor pra dentro das nossas casas... Obrigado por ter exaltado meu nome durante as passagens pelo seu programa... Tenho máximo respeito e prazer em ter você como parte do que sou hoje!!! E isso eh um até breve né?", escreveu o global.

FAUSTÃO ESTÁ DOENTE? VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aos 73 anos, Fausto Silva está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 deste mês, por conta de um quadro de insuficiência cardíaca.

De acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, o quadro do apresentador não é grave e ele está em tratamento de compensação clínica. No começo da semana, ele se queixou de dores e foi levado para fazer exames.

VEJA O POST DE CAIO CASTRO:

FAUSTÃO MORREU?

Não. Apesar do texto de Caio Castro dar a entender que Faustão faleceu, isso não é verdade. Segundo o último boletim assinado pelo cardiologista Fernando Bacal e pelo diretor-médico do hospital, Miguel Cendoroglo Neto, Faustão "encontra-se estável e em cuidados intensivos".

REPRODUÇÃO/INTERNET
Faustão está internado em cuidados intensivos - REPRODUÇÃO/INTERNET
 

O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, causando redução do fluxo sanguíneo e refluxo (congestão) do sangue nas veias e pulmões, além de outras alterações que podem aumentar a debilidade do coração.

TIPOS

A insuficiência pode ser considerada sistólica, quando existe déficit de contração e/ou diastólica, na presença de alteração de relaxamento das câmaras cardíacas, além disso, pode acometer os ventrículos esquerdo e/ou direito.

CAUSAS

A insuficiência cardíaca é considerada a via final comum das agressões sobre o coração e neste contexto, os fatores de risco cardiovasculares estão diretamente relacionados quer seja de forma independente, como a hipertensão arterial ou em conjunto (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo).

SINTOMAS

Os sintomas da insuficiência cardíaca incluem:

  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Pernas inchadas
  • Batimentos cardíacos acelerados

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.

TRATAMENTO

O tratamento pode incluir a ingestão limitada de sal e de líquidos, bem como o uso de medicamentos com prescrição.

Em alguns casos, pode ser implantado um desfibrilador ou marca-passo.

REFERÊNCIAS

Site oficial do Ministério da Saúdehttps://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/tratamento-de-insuficiencia-cardiaca-1#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20um,aumentar%20a%20debilidade%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em 17/08/2023.

Site oficial do Hospital Albert Einsteinhttps://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/insuficiencia-cardiaca#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20uma,de%20vida%20e%20a%20sobrevida. Acesso em 17/08/2023.

Reprodução/Band
- FOTO:Reprodução/Band