O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O órgão destinado a Faustão chegou no hospital neste domingo.
CIRURGIA DE FAUSTÃO
De acordo com o hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o Einstein nesta madrugada e realizou uma avaliação para verificar a compatibilidade do órgão, considerando o tipo sanguíneo do apresentador.
“A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, divulgou a nota.
Desde o dia 5 de agosto, Faustão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, passando por tratamento de insuficiência cardíaca e submetendo-se à diálise. Por isso, ele entrou na fila de espera por um transplante de coração.
A situação o colocou como prioridade na fila de transplantes, o que foi evidenciado pela agilidade da chegada do novo órgão. Os órgãos doados são destinados a pacientes que aguardam por transplantes e estão na lista unificada e informatizada de espera.
A posição na lista é estabelecida mediante critérios técnicos, como a urgência do procedimento e o tempo de espera, além da compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. No caso de necessidade, a compatibilidade genética entre doador e receptor é determinada por meio de exames laboratoriais.
A localização também desempenha um papel crucial, pois é necessário considerar o tempo durante o qual o órgão pode permanecer fora do corpo. Dependendo do prazo, até mesmo o transporte aéreo pode ser necessário para levá-lo até o destino.
QUANTO TEMPO DEMORA UM TRANSPLANTE DE CORAÇÃO?
Um transplante de coração leva de 3 a 5 horas. A internação no hospital, depois da cirurgia, costuma ser de 7 a 14 dias.