Espetáculo Chega ao Sertão Pernambucano com Apresentações Gratuitas

Notícias do Dilúvio é uma homenagem ao povo de Canudos, retratando o massacre e a resistência da comunidade sob uma perspectiva feminina

Publicado em 07/03/2025 às 16:43
Google News

A Cia Biruta de Teatro apresenta o espetáculo Notícias do Dilúvio – Um Canto a Canudos em três cidades do sertão pernambucano, com entrada gratuita e interpretação em Libras.

As apresentações acontecerão nos dias 10, 13 e 14 de março, nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, respectivamente. O projeto é viabilizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco.

Notícias do Dilúvio é uma homenagem ao povo de Canudos, retratando o massacre e a resistência da comunidade sob uma perspectiva feminina, além de ressaltar as práticas culturais populares que persistem apesar das tentativas de apagamento histórico.

“Queríamos contar a história de Canudos não pela ótica da história oficial, mas por aquilo que foi silenciado”, afirma Camila Rodrigues, atriz e produtora executiva do projeto.

O espetáculo é estruturado ao redor do sino de Canudos, símbolo de resistência, e utiliza esse elemento para dividir os atos, trazendo à tona a história de um povo que alimentou a esperança dos marginalizados e despertou a fúria dos poderosos.

“A narrativa é baseada na memória, espiritualidade, festa e luta, com foco nas mulheres de Canudos e na força que persiste nas comunidades descendentes de Belo Monte”, explica a atriz Cristiane Crispim, que divide o palco com Camila Rodrigues.

A produção conta com a direção artística de Antônio Veronaldo, figurino e assistência de direção por Letícia Rodrigues, concepção de luz de Fernando Pereira, cenografia assinada por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e trilha sonora original de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é fruto da colaboração entre Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

Programação:

  • 10/03 - Petrolina | 19h | Cine Teatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente | Entrada gratuita | Classificação: 12 anos.
  • 13/03 - Santa Maria da Boa Vista | 18h | Escola Padre Maurílio Sampaio | Entrada gratuita | Classificação: 12 anos.
  • 14/03 - Cabrobó | 15h | Escola Indígena Capitão Dena – Ilha de Assunção | Entrada gratuita | Classificação: 12 anos.

Tags

Autor