Histórias

Conheça as lendas urbanas do interior de Pernambuco

Série 'Lendas Populares' relata histórias contadas pelos moradores

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/11/2019 às 18:02 | Atualizado em 11/08/2023 às 7:47
Reprodução/TV Jornal Interior
Série Lendas Populares aborda histórias do interior de Pernambuco - FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Quem mora em cidade pequena sabe que as histórias correm soltas nas bocas e ouvidos dos vizinhos, que ficam sentados na frente das casas conversando sobre a vida. No interior de Pernambuco, isto não é diferente.

O NE10 Interior e a TV Jornal Interior publicaram uma série intitulada "Lendas Populares" relatando os detalhes de algumas destas histórias. Algumas, apesar de curiosas, realmente parecem ser lendas. Outras, por outro lado, deixam quem escuta assombrado.

Lendas urbanas do interior de Pernambuco

1. Casa mal-assombrada

TV Jornal Interior/Reprodução

Uma comunidade católica já realizou uma sessão de oração no local para espantar os espíritos. - TV Jornal Interior/Reprodução

As histórias que os moradores da cidade de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, contam sobre uma casa centenária localizada no sítio Riachão de Dentro, são de deixar de cabelo em pé até a mais cética das pessoas.

Conta-se que um homem conhecido como Caboclo Inácio construiu a casa do nada. Foi após a morte dele que começaram os relatos de aparições. Barulhos estranhos e vultos assustaram as pessoas que estiveram na casa.

2. Comadre Fulozinha

Reprodução/TV Jornal

Mulheres afirmam ter cabelos trançados por comadre fulorzinha, em Agrestina - Reprodução/TV Jornal

A lenda conta que a Comadre Fulozinha seria uma menina que morreu de forma trágica após se perder na floresta. Agora como um espírito, ela aterrorizaria as pessoas fazendo tranças nos cabelos de moradores e nos pêlos de animais, além de fazer os caçadores se perderem na mata.

Em Agrestina, também no Agreste, algumas mulheres contam histórias aterrorizantes de quando apareceram tranças e nós em seus cabelos, assim como na lenda. Uma delas precisou cortar as madeixas para poder se livrar dos nós.

3. Lobisomem

Acervo/JC Imagem

Noites de Lua cheia deixam os moradores de uma comunidade em Panelas-PE em alerta - Acervo/JC Imagem

Quando chega a noite de Lua cheia, os moradores de Lagoa do Mato, na zona rural de Panelas, também no Agreste, ficam assustados. Isto porque certa vez um animal teria atacado o ônibus em que estava um grupo de estudantes.

Assustado, o motorista acelerou o veículo e ainda foi perseguido pelo bicho. As pessoas da região acreditam que trata-se de um lobisomem.

4. Mulher da Sombrinha

Reprodução/TV Jornal Interior

Mulher da Sombrinha levava operários para porta de cemitério - Reprodução/TV Jornal Interior

A história da Mulher da Sombrinha começou em Catende, na Zona da Mata Sul. De acordo com os moradores, uma mulher loira e com um vestido branco aparecia para os operários de uma fábrica que funcionava na cidade na década de 40.

Pela manhã, os trabalhadores acordavam no cemitério, sem saber o que tinha ocorrido, e a mulher havia sumido.

5. Pedra do Reino Encantado

Reprodução/TV Jornal Interior

Pedra do Reino Encantado, em Lagoa dos Gatos, atrai visitantes - Reprodução/TV Jornal Interior

Também de Lagoa dos Gatos, a Pedra do Oratório ou Pedra do Reino Encantado, localizada no Sítio Cafundó, na zona rural, é coberta de misticismo.

De acordo com os moradores mais antigos da região, há uma lenda de que o espírito de uma moça está aprisionado na caverna, através de uma maldição feita pela madrasta dela.

Os moradores garantem que alguns visitantes que tocam na pedra conseguem ver a marca do membro, que desaparece pouco depois. Outra questão que chama a atenção é que o local está sempre limpo, como se alguém estivesse varrendo.

6. Tocha (bolas de fogo)

Reprodução/TV Jornal Interior

Bolas de fogo aparecem para moradores de Cupira - Reprodução/TV Jornal Interior

A aparição de bolas de fogo (ou tochas), em áreas rurais e urbanas de Cupira, no Agreste de Pernambuco, assusta moradores da cidade. Os mais antigos acreditam que as tochas são almas que não conseguiram encontrar descanso.

Outra hipótese é que as tochas seriam as almas de uma comadre e um compadre que tiveram um relacionamento e morreram como forma de castigo pelo pecado.

7. Galega da Cadisa

Reprodução/TV Jornal Interior

Motoristas contam que mulher pegava carona e desaparecia - Reprodução/TV Jornal Interior

Por muito tempo, a história da "Galega da Cadisa" assombrou motoristas e taxistas no entorno do Estádio Luiz José de Lacerda (Lacerdão), no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No local, funcionava uma loja de caminhões.

De acordo com a lenda, contada desde a década de 70, uma mulher loira e com um sorriso encantador saía da loja de madrugada e ia para as ruas da cidade pedir carona. Depois, desaparecia do carro.

8. Hospital dos Bixiguentos

Reprodução/TV Jornal Interior

Hospital foi construído há mais de 200 anos e está desativado - Reprodução/TV Jornal Interior

Conhecido como "Hospital dos Bixiguentos", uma unidade de saúde desativada que há mais de 200 anos tratava de leprosos em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, continua no imaginário popular.

O hospital foi construído em 1800 no Sítio Mulungu, na zona rural do município. Pessoas que moram na região relatam que até hoje ouvem gritos e vozes vindos das ruínas.