Cronograma

Ações marcam o Mês do Idoso em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco

Município dispõe de sistemas de proteção à pessoa idosa com CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Centro de Referência

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 15/10/2019 às 11:09
 Foto: Thiago Santos
FOTO: Foto: Thiago Santos

Em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, realiza durante todo o mês de outubro, ações de sensibilização e reflexão em respeito aos direitos dos idosos. O cronograma de ações vai até o final de outubro. 

No início do mês, foram realizadas ações nos principais semáforos da cidade. O evento aconteceu com o apoio da STTRANS e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável - CMDRUS, com participação dos usuários do Centro de Referência do Idoso - CRI. 

“Vivenciamos este dia com os usuários do CRI nos principais semáforos da nossa cidade, com o intuito de instigar na sociedade o sentimento de respeito e elevação da autoestima, assegurando a dignidade e a valorização da pessoa idosa através da promoção da dignidade da pessoa humana, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias, cuidadores e suas comunidades, sem distinção de raça, cor, gênero, opção sexual, nacionalidade, profissão, pensamento político ou religioso”, afirmou Rosimeiry Inácio, coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa do município.

O Município de Serra Talhada dispõe de uma rede de proteção à Pessoa Idosa. A rede integra serviços socioassistenciais (CRAS, CREAS, SCFV, CRI) e intersetoriais (Saúde, Educação e Sistema de Justiça). Os serviços acontecem desde 2015, de segunda a sexta e contam com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogo, advogado, oficineiros, educadores sociais, entre outros. No local, são ofertadas atividades lúdicas e recreativas como educação de jovens e adultos específica para a pessoa idosa, (EJA-I), teatro, instrumental, música e dança, além de atividades esportivas.

Durante todo o mês serão realizadas ações voltadas para os idosos do município, com palestras, projetos de intervenção, atividades lúdicas, apresentação de dança, roda de conversa nas unidades de saúde, intervenções nas escolas, ações intergeracionais e baile de mascara, entre outras atividades.

Dia do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1° de Outubro, tendo como principal objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento ativo e saudável, diante à necessidade de trabalhar a prevenção, proteção e cuidado com a população idosa. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil, a efetivação aconteceu através da Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Cronograma de ações

 16/10 - Palestra Preventiva Módulo II: “Depressão e Suicídio – O mal do século”, no CRI - 8h;

18/10 - Projeto Socorrista na Melhor Idade. Tema: “Escoriações e Curativos”, ministrado pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS), no CRI - 08h;

18/10 - Ação integrada com usuários do CRI e ILPI, “Baile de Máscaras, no Abrigo Ana Ribeiro - 17h;

29/10 - Apresentação do Grupo de Dança Beatriz Simões, no Quintal do Museu do Cangaço, ação do Projeto “Dançando no Quintal” – 08h30;

30 e 31/10 - Projeto de Extensão “Primeiros Socorros” realizado pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS e Corpo Bombeiro para os profissionais, familiares e cuidadores de idosos, no CRI – 08h