Serviços

Semana do bebê leva conscientização e atividades à Serra Talhada

Evento contou com mamaço, desfile, exposição de fotografias, palestra e apresentação do Bebê Prefeito 2019

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 07/11/2019 às 10:55
Wellington Júnior
FOTO: Wellington Júnior

Com o tema “Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável”, a semana do bebê foi realizada durante o mês de outubro pela Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O evento teve como objetivo garantir os direitos das gestantes, mães e filhos durante a primeira infância, período que é considerado fundamental para o desenvolvimento integral de cada pessoa. 

O dia "D" aconteceu no Centro Administrativo Municipal. Evento começou com um “mamaço”, para chamar atenção acerca da importância do aleitamento materno; um desfile de arte gestacional também foi realizado, assim como uma exposição de fotografias sobre a temática através das lentes do fotógrafo Wellington Júnior. Uma apresentação das crianças da Creche Municipal Anita Vilarim também aconteceu, com uma distribuição de kits infantis para as mães presentes e palestra sobre aleitamento materno com a nutricionista Wanessa Martins.

Na ocasião, também foi apresentado e divulgado o nome do Bebê Prefeito 2019. A criança se chama Bernardo Willams Mourato da Silva e nasceu no último dia 28/10, no Hospital São Francisco. Ele é filho de Maria Gabriela Mourato de Lima, moradora do bairro Bom Jesus, onde foi realizado o acompanhamento pré-natal. O encerramento aconteceu no final da tarde do dia 30 de outubro, na Concha Acústica. No local, a criançada brincou e se divertiu com a Banda Cazuadinha.

Para a secretaria de educação, Marta Cristina, o atendimento nas creches municipais leva melhores condições de vida para as crianças e as mães. “O público da Semana do Bebê está nas nossas creches municipais, e a gente busca enquanto educação, cumprir com todos os requisitos que nos são destinados para a etapa de educação infantil, que corresponde a creche e a pré-escola na trajetória da primeira infância. Então a gente se esforça para oferecer os melhores serviços e melhores condições de vida, considerando que essas crianças passam maior parte do dia conosco, acolhemos pela manhã e entregamos às mães à tarde. O esforço é na área pedagógica, administrativa, nutricional, psicológica e social, a gente trabalha no intuito de retribuir a confiança que essas mães depositam em nós”, disse.