Saúde

Atendimento noturno de Serra Talhada é apresentado em encontro estadual de saúde

Experiência foi destaque durante o IV encontro estadual de saúde do homem

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 20/11/2019 às 11:30
Divulgação
FOTO: Divulgação

Durante o IV Encontro Estadual de Saúde do Homem, a Secretaria Municipal de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, apresentou  nessa terça-feira (19), a experiência de atendimento noturno itinerante das unidades de saúde do município. O encontro aconteceu no Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes e contou com a presença de 12 Gerências Regionais da Saúde (Geres) no evento, que teve como tema "Saúde do Homem no enfrentamento da Sífilis" e discutiu os avanços da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. 

A palestra dos Serra-Talhadenses teve como tema, “Atendimento Noturno Itinerante: oportunizando a aproximação dos homens com o cuidado na Atenção Básica”. Quem realizou a apresentação da experiência do município foi apresentada a secretária de saúde da cidade de Serra Talhada, Márcia Conrado, e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Clarissa Novaes. 

Para a Secretária de Saúde da cidade de Serra Talhada, a medida tem possibilitado uma melhora no atendimento de saúde do município. “Com a implantação do atendimento noturno tivemos uma cobertura maior de atendimento à população, alcançando inclusive os homens, que embora trabalhem durante o dia, passaram a frequentar mais as unidades de saúde em virtude do atendimento estendido para o horário da noite, uma experiência que vem dando certo e que pretendemos ampliar o mais breve possível para outros bairros”, comentou. 

Atendimento Itinerante

Implantado em 2016, o atendimento noturno itinerante nas unidades de saúde do Alto da Conceição, Vila Bela, Bom Jesus, IPSEP, Cohab e Mutirão em Serra Talhada acontece das 18h às 22h e conta com profissionais especializados nas áreas de clínica geral, odontologia, farmácia e enfermagem.  O fluxo proporciona um aumento da cobertura de assistência e realiza a diminuição de internamentos para que seja possível uma melhoria no quadro epidemiológico dos pacientes.

Nas unidades de saúde os seguintes serviços são oferecidos: atendimento médico, odontológico e de enfermagem; consulta de pré-natal e pré-natal do parceiro; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais; realização de citopatologias cervicais e solicitação de mamografias; realização de curativos, retirada de pontos e aferição de pressão arterial; triagem para tuberculose e hanseníase; atendimento de urgência com observação; vacinação; e palestras educativas. Contabilizando o quantitativo de atendimento médico, odontológico, de enfermagem e procedimentos, entre 2017 e 2018, foram realizados mais 80 mil procedimentos nas unidades participantes.