A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou testes rápidos da covid-19 nos idosos e funcionários da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade, o Abrigo Ana Ribeiro.
Segundo a prefeitura, todos testaram negativo. Neste período de pandemia do novo coronavírus, os idosos estavam apreensivos, por fazerem parte do grupo de risco da doença.
Os exames foram realizados na própria instituição e também se estenderam às equipes de profissionais, que diariamente têm contato com os moradores. "Todos se mostraram muito solícitos, inclusive os idosos estavam ansiosos para fazer o teste, que é bem simples e apresenta resultado de 15 a 20 minutos", explicou a enfermeira Rita Frazão.
- Covid-19: Serra Talhada inaugura unidade avançada do Laboratório Municipal
- Serra Talhada divulga balanço das medidas de redução de fluxo no centro
- Serra Talhada faz rodízio de acesso da zona rural para a sede do município
- Duzentas famílias de Serra Talhada foram cadastradas no Programa Criança Feliz
- Serra Talhada: uso de máscaras se torna obrigatório e estacionamento no centro, proibido
Atualmente, 25 idosos residem na ILPI. Eles são assistidos por uma equipe de sete cuidadoras, três técnicas em enfermagem, três cozinheiras, dois auxiliares de serviços gerais e uma coordenadora que permanece por período integral na instituição desde o início das ações contra a pandemia.
O abrigo também é acompanhado pela equipe do Projeto "Protagonismo e autonomia: caminhos para envelhecer com dignidade", desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Conselho Municipal do Idoso e Banco Santander. A equipe conta com um assistente social, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, uma terapeuta ocupacional, um nutricionista e uma psicóloga.