Saúde

Prefeitura de Serra Talhada amplia testagem da população para mapeamento da covid-19

Levantamento contribuirá para combater a doença e planejar a reabertura das atividades

Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado
Publicado em 01/06/2020 às 12:19
NOTÍCIA
Divulgação/Serra Talhada
FOTO: Divulgação/Serra Talhada
Leitura:

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, vem adotando importantes medidas sanitárias para proteger a população do contágio da covid-19.

Entre as medidas adotadas, o município ampliou a capacidade de testagem da população, com a aquisição inicial de mais de 2 mil testes rápidos, que já vêm sendo aplicados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde em profissionais de saúde e segurança, familiares desses profissionais que estejam sintomáticos e pacientes com sintomas suspeitos que estejam internados ou monitorados pela Atenção Básica.

A secretária de Saúde, Márcia Conrado, explicou que a realização da testagem da população é uma medida muito positiva nesse momento porque possibilita um mapeamento epidemiológico do vírus. O município planeja adquirir cerca de 10 mil testes, que serão aplicados nos funcionários de estabelecimentos e serviços essenciais que permanecem funcionando nesse período, entregadores de delivery e garis.

"O número de casos vem aumentando porque o município está testando mais. Daqui para frente vamos aumentar a testagem, incluindo os funcionários de supermercados, farmácias, oficinas e todos os estabelecimentos e serviços essenciais que estão funcionando durante esse período", disse a secretária. Para ela, o mapa da circulação do vírus será fundamental para combater a doença e fortalecer a abertura do comércio através de etapas.

Além da aquisição e aplicação de testes rápidos, a Secretaria de Saúde adotou outra medida fundamental nesse momento de pandemia: a inauguração de uma Unidade Avançada do Laboratório Municipal José Paulo Terto, unidade específica para exames da covid-19, reduzindo a demanda do Laboratório Municipal e evitando o contato entre gestantes e demais pacientes dos casos suspeitos de Covid-19, reduzindo, assim, os riscos de contaminação. A Unidade Avançada funcionará durante a pandemia no prédio da Unidade Básica de Saúde Centro II, na Praça do Rodeio.

Parceria com a UFPE

Outro reforço na capacidade de testagem em Serra Talhada é a parceria firmada com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de convênio via AMUPE, para disponibilização de cerca de 100 testes PCR por semana. "Testar a população é a melhor estratégia para sabermos a real situação da circulação do vírus no município, então toda ajuda é bem-vinda. Agradecemos a UFPE e AMUPE pela parceria, reforçando nossa capacidade de diagnóstico dos casos positivos já a partir dos primeiros sintomas apresentados pelo paciente, através do teste de swab, que segundo a OMS é referência para diagnóstico da covid-19", concluiu Márcia Conrado.

Mais Lidas