Entrevista

"Foi o meu dia", diz atleta vencedor da Meia Maratona do Rio

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/08/2017 às 11:18
NOTÍCIA
Leitura:

José Márcio Leão conquistou o primeiro lugar da Meia Maratona do Rio de Janeiro
Foto: reprodução/TV Globo

O atleta pernambucano José Márcio Leão, 26 anos, campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro, concedeu entrevista nesta segunda-feira (21) à Rádio Jornal Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, relatando como foi a competição.

"Tudo o que eu conquistei até hoje não foi fácil, foi difícil. Fui para o Juazeiro do Norte treinar lá, passei 28 dias treinando. Cheguei nesta meia [maratona] bem confiante. Pedi a Deus que ele me ajudasse. Acho que ontem foi o meu dia", comemorou o atleta, que chegou a se emocionar durante a entrevista.

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns irá realizar uma homenagem a José Márcio nesta quinta-feira (24). "Estamos certos que o destaque de Leão, bem como dos demais atletas de Garanhuns, vem motivando nossas crianças, jovens e adolescentes a praticar esportes, o que os afasta dos riscos sociais e garante a manutenção da saúde", afirma o secretário da pasta, Carlos Eugênio. O atleta é patrocinado pela prefeitura.

Natural de Brejão, no Agreste Meridional, o atleta mudou-se ainda criança para Garanhuns, também no Agreste. Ele começou a correr com 10 anos. Em 2010, foi integrado à equipe B do Cruzeiro, clube de Minas Gerais, onde passou a se destacar, vencendo a 2ª etapa do Circuito de Corridas Caixa em 2011, em Belo Horizonte.

Nos anos seguintes, continuou participando de provas e conseguiu colocações de destaque, como o 13º lugar na Maratona de São Silvestre de 2016 e o primeiro lugar da Meia Maratona de Tiradentes, no mesmo ano. Em 2017, José Márcio conquistou o primeiro lugar na 18ª Corrida Internacional de Remígio, realizada em abril, na Paraíba.

Meia Maratona do Rio de Janeiro

José Márcio Leão completou a prova da XXI Meia Maratona do Rio de Janeiro em 1h04min18. O segundo lugar ficou com o etíope Demiso Legese Guideta, que chegou um segundo após o atleta. O terceiro lugar ficou com o brasileiro Damião de Souza.

Em 2011, José Márcio já havia participado da prova, quando conseguiu o 10º lugar. No ano de 2014, ele ficou na 5ª colocação. José Márcio é o segundo atleta do Agreste Meridional a conquistar a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Em 2009, o atleta Marco Antônio, de Garanhuns, venceu a prova.

Mais Lidas