Competição esportiva

XVI Jogos Escolares de Caruaru começam na próxima segunda-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/11/2017 às 11:37

Cerimônia de abertura será no Ginásio Municipal de Esportes Professor Erlandsen Rodriges da Silva, no Colégio Municipal
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

Os XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começam na próxima segunda-feira (6). Os jogos voltam após dois anos sem acontecer. O evento é considerado a maior competição esportiva do interior do Estado.

A cerimônia de abertura será a partir das 15h no Ginásio Municipal de Esportes Professor Erlandsen Rodriges da Silva (Colégio Municipal). Mais de 4 mil alunos/atletas de 69 instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular, irão participar.

A abertura contará com tocha olímpica, juramento do atleta e desfile das delegações. Aberto ao público, o evento deve contar com a presença de 4 mil pessoas. Cerca de 120 alunos da rede municipal irão fazer apresentações de declamação, dança e coreografias, sobre os temas vivenciados em sala de aula nas três primeiras unidades de ensino.

Algumas novidades desta edição são a volta das modalidades de karatê e judô, que não estiveram nas últimas edições. Outra novidade é a inserção dos Festivais Esportivos, Mini Esportes e do Desporto Paralímpico, que contará com mais de 600 alunos com deficiência da rede municipal. Os estudantes irão competir nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminio e masculino.

A competição irá contar com disputas em 12 modalidades olímpicas: futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karatê, xadrez, tênis de mesa, badmintom e vôlei de areia. Os jogos também contam com futsal. As modalidades paralímpicas incluem futsal para deficientes auditivos, atletismo, tênis de mesa, judô e bocha.

Os jogos acontecerão diariamente, no período da manhã e da tarde, no Ginásio Municipal de Esportes, nas quadras dos colégios Motivo e Atual e da Escola Municipal Altair Porto. A quadra de areia do bairro Boa Vista II (Cohab II), a pista de atletismo e o campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins e o Parque Aquático Municipal também receberão as competições. O evento é realizado pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, através da Gerência de Esportes.

VEJA MAIS CONTEÚDO