Esportes

Equipe de atletismo de Petrolina vai com força total para campeonato brasileiro

Time está entre os cinco maiores do país

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 25/09/2019 às 12:13
Divulgação
FOTO: Divulgação

A equipe da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) vai com força máxima para a competição do Campeonato Brasileiro da categoria que será realizado entre os dias 26 e 29 de Setembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no sudeste do Brasil. Atuais campeões do Regional Norte/Nordeste, participantes da lista dos atletas podem obter projeção internacional durante a competição.

Do campeonato, participam cerca de 170 clubes de cinco regiões do país. Durante a competição, a APA conta com 18 paratletas, dois atletas guia e três técnicos. A APA Petrolina é a única do eixo Norte/Nordeste a figura-se entre as 5 melhores clubes do Brasil.

Segundo Natan Barros, presidente da APA, a associação tem construído uma história muito promissora e vencedora ao longo dos anos. "Estamos a dois anos no TOP 5 do atletismo paralímpico do Brasil, sendo a única instituição do Norte/Nordeste a figura-se entre os melhores do país. Eu, como representante maior da APA, sinto-me orgulhoso em participar desse projeto que tem transformado a vida de atletas e paratletas colocando Petrolina e o sertão pernambucano no cenário esportivo nacional", explica.

A velocista Nanilza Santos, que realiza provas de 100, 200 e 400 metros, é só orgulho e falou em entrevista ao Portal NE10 Interior sobre a participação. "Fazer parte da APA Petrolina para mim é uma hora e gratificação porque é uma equipe que vem tendo ótimos resultados e cresce cada dia mais. É uma equipe que trabalha com a deficiência, integra o atleta à sociedade. Eu só tenho orgulho da minha equipe, sou suspeita para falar", comenta.

Histórico

Em 2017, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi campeã nacional entre os deficientes andantes e vice campeã geral da competição. Em 2018, a equipe conquistou a 5° colocação geral de clubes.

Ainda de acordo com Nanilza, o objetivo do ano de 2019 é o campeonato geral. Entretanto, a velocista alerta que a equipe está com muita garra. "Lá só estão os melhores e nós estamos entre eles. Para mim, é uma honra. Esperamos ter grandes resultados juntos com os atletas. A gente vai com uma equipe muito forte, focados em trazer grandes resultados para Petrolina", afirma.

VEJA MAIS CONTEÚDO