A ginasta americana Simone Biles, atual campeã olímpica da modalidade, decidiu abandonar a disputa da final individual de ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020, que acontece na próxima quinta-feira (29), às 7h50. A decisão de Simone foi tomada após uma avaliação médica e a estadunidense optou por cuidar do seu bem-estar emocional.
"Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", diz o comunicado da equipe da ginasta.
Simone é um dos grandes destaques mundiais da ginástica e foi campeã olímpica individual geral no Rio, em 2016, onde também conquistou ouro por equipes e no salto e solo, além do bronze na trave. Mesmo com a desistência, Simone ainda não se posicionou a respeito da disputa final por aparelhos, no próximo domingo (1º). A ginasta foi classificada em todos os aparelhos e ainda pode concorrer a depender de sua decisão.
Apoio
A equipe da ginasta publicou um comunicado nas redes sociais confirmando a decisão e disse apoiar a atleta. "Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", diz o texto.
Simone será substituída na final do individual geral por Jade Carey, que acabou a classificatória na nona posição. Sunisa Lee, terceira colocada, é a outra americana na disputa.
After further medical evaluation, Simone Biles has withdrawn from the final individual all-around competition. We wholeheartedly support Simone’s decision and applaud her bravery in prioritizing her well-being. Her courage shows, yet again, why she is a role model for so many. pic.twitter.com/6ILdtSQF7o
— USA Gymnastics (@USAGym) July 28, 2021