olimpíadas

Alison 'Piu' conquista primeira medalha de bronze para o Brasil no atletismo nas Olimpíadas de Tóquio

O atleta de 21 anos de idade fez a terceira melhor marca da competição.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 03/08/2021 às 7:50
NOTÍCIA
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter
Leitura:

O atleta Alison Brendom dos Santos, o Piu, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de bronze do atletismo para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro já havia conquistado a torcida com seu carisma e subiu ao pódio após ficar na terceira colocação na final dos 400m com barreiras na madrugada desta terça-feira (3).

Piu, como é conhecido, já era o recordista sul-americano. Na prova, o corredor conseguiu alcançar a terceira melhor marca da história dos 400m com barreiras, concluindo o percurso em 46.72 segundos e ficando atrás apenas do norueguês Karsten Warholm, que bateu o novo recorde mundial, com o tempo de 45.94, conquistando o ouro, e do estadunidense Rai Benjamin, com o tempo de 46.17, que conquistou a prata.

História

Alison é da cidade de São Joaquim da Barra (SP). Quando era criança, Alison tentou ser judoca. Foi no judô que ganhou o apelido de Piu. Ele se tornou o primeiro atleta do país a correr a prova abaixo de 48 segundos. Só nesta temporada, ele já havia quebrado o recorde sul-americano cinco vezes antes de conquistar a medalha em Tóquio.

O atleta tem 1,12m apenas de altura das pernas e começou a disputar provas na categoria adulta aos 16 anos. Aos 18, quebrou o recorde sul-americano sub-20. Sua pele tem marcas de queimadura de um acidente doméstico, que sofreu quando tinha dez meses de idade, após uma frigideira com óleo virar sobre si.

Mais Lidas