Olimpíadas

O que é Ostarina? Substância encontrada no antidoping de Tandara

A atleta do vôlei foi desligada da seleção por ser pega em exame antidoping com a substância

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 06/08/2021 às 18:30
Foto: COB
FOTO: Foto: COB

A jogadora de vôlei Tandara foi desligada da seleção feminina após ser pega no exame antidoping. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou na noite de quinta(5) que o exame foi feito no dia 7 de julho ainda no Brasil. 

Tandara voltou ao país na madrugada enquanto acontecia a semifinal contra a Coreia do Sul, que o time ganhou por 3 sets. 

Ostarina é um modulador hormonal que atua no aumento de massa muscular e ajuda na perda de peso. De acordo com a nota da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) a substância é da categoria  "S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARM da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA" – sigla da Agência Mundial Antidoping.

O modulador funciona como os esteróides anabolizantes, com menos efeitos colaterais. Há produtos que contém a substância e são vendidos como suplementos usados fisiculturistas e até para tratamentos, como de fadiga crônica e portadores de anemia. 

*Com informações do O Globo

Tandara se defende: 

A atleta se pronunciou por meio de nota nesta sexta-feira(6) se defendendo da acusação. Ela alega ser inocente e que o contato com a Ostarina aconteceu de forma acidental e que não foi utilizado para fins de performance esportiva. 

Ainda na nota, ela alega que não foi analisada a contraprova e que ela não tem antecedentes de tais atitudes. E segue afirmando que não é a primeira vez que os atletas acabaram sendo contaminados pela Ostarina. 

VEJA MAIS CONTEÚDO