menu

Paralimpíadas 2020: Brasil conquista ouro no futebol de 5 e segue invicto

Brasil venceu da Argentina por 1 x 0


Jogadores brasileiros do futebol de 5
Jogadores brasileiros do futebol de 5 (Foto: Alê Cabral/CPB)

No penúltimo dia das paralimpíadas de Tóquio 2020, o país conquistou ouro no futebol de 5 e tem a melhor campanha da história dos Jogos Paralímpicos. Ganhando da Argentina por 1 a 0, neste sábado(4) deixou a equipe invicta, por nunca ter perdido uma partida. 

O gol da vitória foi marcado por Nonato, artilheiro do Brasil a sete minutos do final da partida. Essa é a quinta medalha de ouro brasileira no futebol. Até o momento são 27 jogos da Seleção, em cinco edições paralímpicas, com 21 vitórias e seis empates.  Em Tóquio, em cinco jogos, foram 13 gols marcados e nenhum sofrido.

O jogador Ricardinho, camisa 10 do time brasileiro, contou que a edição foi muito marcante e como foi ganhar essa quinta medalha. “Conquistar cinco medalhas de ouro em sequência, e eu faço parte da seleção nas últimas quatro, é uma coisa difícil. Às vezes não cai a ficha. Ainda sem perder nenhum jogo. Isso marca demais e são lições que a gente aprende, de manter a humildade, o respeito”, finalizou o jogador.

Quadro de medalhas

Nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, o Brasil soma agora 71 medalhas com 22 ouros, 19 pratas e 30 bronzes, na sétima colocação no quadro geral de medalhas. A China lidera com 93 ouros e 200 medalhas, com a Grã-Bretanha em seguida, com 122 medalhas, sendo 41 de ouro, e o Comitê Paralímpico Russo em terceiro lugar, com 36 medalhas de ouro e um total de 117 medalhas.

;