Futebol

Onde vai ser a final da Champions League? Entenda como foi escolhido o local da final da Liga dos Campeões

A final da UEFA Champions League 2021/22 será no Stade de France, em Paris.

Caio Ferreira
Caio Ferreira
Publicado em 25/05/2022 às 21:15 | Atualizado em 27/05/2022 às 17:54
REPRODUÇÃO/TWITTER/CHAMPIONS LEAGUE
Taça da Champions League, principal torneio de clubes da Europa - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER/CHAMPIONS LEAGUE
Leitura:

A UEFA, todas as temporadas, realiza as finais de suas competições de clubes - Champions League, Europa League e, a partir da atual temporada a Conference League - em um estádio diferente, por toda a Europa.

A escolha por esses estádios sempre é feita com antecedência para que haja preparação por parte da imprensa que cobre as competições e também de fãs de futebol que se venham se interessar a estar presente nos eventos.

HOUVERAM DUAS FINAIS CONSECUTIVAS EM LISBOA

As finais das temporadas 19/20 e 20/21 foram realizadas na capital portuguesa, Lisboa. O motivo foi a pandemia do Covid-19, mas em situações diferentes.

Em 2019/20, a competição foi paralisada durante os jogos de volta das oitavas, que posteriormente até foram realizados em seus locais originais. Porém, das quartas pra frente, as fases foram realizadas em jogos únicos e a final foi no Estádio da Luz, campo do Benfica.

Carl Recine - Pool/Getty Images
Taça da UEFA Champions League - Carl Recine - Pool/Getty Images

Na temporada seguinte, 2020/21, a final estava marcada para a cidade de Istambul, na Turquia. Mas, por causa da situação da pandemia naquela época em terras turcas, a final foi transferida novamente para Lisboa, agora para o Estádio do Dragão, campo do Porto.

OUTRA TRANSFERÊNCIA DE SEDE, MAS POR MOTIVO DIFERENTE

A final da atual temporada, a 2021/22, estava marcada originalmente para a cidade de Munique, na Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. Mas aí veio o efeito dominó de fatores que gerou várias mudanças.

O primeiro fator veio das mudanças nos anos anteriores, por causa da pandemia. Inicialmente, Munique sediaria a final em 2020 e acabou tendo seu evento postergado e não ficou com a final de 2022, que acabou sendo marcada para São Petersburgo-RUS.

 

Reprodução do Twitter
Tite convoca seis jogadores que estarão na final da Champions League - Reprodução do Twitter

Porém, por conta da invasão russa na Ucrânia, uma das sanções da UEFA para a Rússia foi a transferência do local da final da Liga dos Campeões.

Com isso, o novo local escolhido para a final foi a capital francesa, Paris, mais exatamente no Stade de France, em Saint-Denis, no próximo sábado, 28 de maio. A partida será disputada entre Liverpool-ING e Real Madrid-ESP.

Carl Recine - Pool/Getty Images
Taça da UEFA Champions League - FOTO:Carl Recine - Pool/Getty Images
Reprodução do Twitter
Tite convoca seis jogadores que estarão na final da Champions League - FOTO:Reprodução do Twitter

Mais Lidas