Após as falas racistas de Nelson Piquet direcionadas a Lewis Hamilton tomarem conta conta da internet na última segunda-feira (28), o piloto da Mercedes respondeu. Através de sua rede social, Hamilton detonou o brasileiro e falou em mudança de mentalidade.
Piquet usou o termo "neguinho" para se referir a Hamilton em uma entrevista veiculada em 2021. A fala ganhou repercussão nessa segunda-feira (28) e viralizou nas redes sociais, gerando várias críticas contra o brasileiro.
"É mais do que a linguagem. Esse mentalidade arcaica precisa mudar e não tem mais espaço no nosso esporte", disse Lewis Hamilton em um dos trechos de sua tuitada nesta terça-feira (28).
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Lewis Hamilton ainda tuitou em português para pedir uma mudança de mentalidade. "Vamos focar em mudar a mentalidade".
O britânico também compartilhou um uma mensagem de um seguidor que escreveu "E se Lewis Hamilton somente tuitasse 'quem é Nelson Piquet?'", com o uso de palavrões na expressão em inglês. Hamilton apenas colocou um "Imagine" no compartilhamento.
Imagine https://t.co/jzRsAI2uuA
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
HAMILTON RECEBE APOIO DE FIA E MERCEDES
Nesta terça-feira, Mercedes, equipe de Hamilton, e a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, também criticaram Piquet e o uso de termos racistas contra Hamilton.
Confira a nota da Mercedes na íntegra
"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.
Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1.
Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.
Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".
Veja a nota da FIA na íntegra
"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".
O QUE PIQUET FEZ?
Em uma entrevista concedida em julho 2021, Piquet foi perguntado sobre uma ultrapassagem de Verstappen, que namora a sua filha - Kelly Piquet, sobre Hamilton. Durante a análise, Piquet usou o termo "neguinho" várias vezes.
"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", disse.