Copa do Mundo 2022

Onde fica o Catar, sede da Copa do Mundo 2022? Conheça mais sobre o país

A Copa do Mundo será realizada no Oriente Médio pela primeira vez na história

Vinícius Barros
Vinícius Barros
Publicado em 25/07/2022 às 9:20
AFP
O Estádio Nacional de Lusail - o Lusail Stadium -, construído para a Copa do Mundo de 2022, tem capacidade para 80 mil torcedores - FOTO: AFP

A Copa do Mundo 2022 será repleta de novidades para os espectadores ao redor mundo. A começar pela localização onde o Mundial deste ano irá ocorrer.

Pela primeira vez, uma Copa do Mundo ocorre no Oriente Médio, mais precisamente no Catar.

Nas 21 edições anteriores, a Copa do Mundo foi realizada na Europa 11 vezes, nas Américas do Norte e do Sul, oito, uma vez na Ásia e uma na África.

Onde está localizado o Catar, atual sede da Copa do Mundo?

Apesar de a Copa do Mundo já ter ocorrido na Ásia, no ano de 2002 com Japão e Coreia do Sul como anfitriões, esta será a primeira vez do Mundial no Oriente Médio, região asiática importante na história e geopolítica do mundo.

Coube ao Catar, a honraria de ser o país-sede da Copa do Mundo 2022.

Localização do Catar

Localizado em uma península no meio do Oriente Médio, o Catar faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e o Golfo Pérsico envolve o resto do país.

Com apenas 11.437 km², seu território é apenas o 159º na lista de maiores países do mundo.

História e cultura do Catar

De idioma árabe e islâmico, o Catar é governado por um Emir, governante máximo da nação. Por este motivo, o país é também considerado um emirado, inclusive absolutista.

Apenas em 1971, o Catar, sede da Copa do Mundo 2022, conquistou sua independência. Antes disso, o país era um protetorado britânico, ou seja, contava com proteção militar do Reino Unido.

Reprodução/Wikipédia
Catar é um país situado em uma península - Reprodução/Wikipédia

Economia do Catar

Um dos pontos que chama atenção sobre o Catar e que serviu para credenciar o país a receber a Copa do Mundo é a sua economia.

Com grandes reservas de petróleo e gás natural - recurso o qual o país possui a terceira maior reserva do mundo - o Catar se solidificou como uma potência financeira. Na candidatura para a Copa do Mundo 2022, superou os Estados Unidos na rodada final da votação.

Abaixo você conhece as cidades-sede do Catar para a Copa do Mundo 2022. Um dos destaques é a capital Doha, com dois estádios preparados para o Mundial:

Cidades-sede do Catar na Copa do Mundo 2022

  • Doha (capital)
  • Lusail
  • Al Khor
  • Al Rayyan
  • Al Wakrah

Copa do Mundo: relembre os países nos quais o Brasil levantou taças

Reprodução/Wikipédia
Catar é um país situado em uma península - FOTO:Reprodução/Wikipédia

VEJA MAIS CONTEÚDO