Copa do Mundo

NOVA CAMISA DO BRASIL 2022: Veja nomes proibidos pela Nike na camisa do Brasil para a Copa do Mundo

A Nike vetou que o comprador preencha nomes de candidatos à presidência e mais alguns outros termos

Vinícius Barros
Vinícius Barros
Publicado em 11/08/2022 às 11:03
DIULGAÇÃO/NIKE
Saiba se será permitido votar com a camisa da Seleção Brasileira nas Eleições 2022 - FOTO: DIULGAÇÃO/NIKE

A nova camisa do Brasil para a Copa do Mundo 2022 foi lançada na última segunda-feira pela Nike.

Os torcedores brasileiros aproveitaram para lotar o site da empresa de material esportivo e já esgotaram alguns tamanhos, como PP, GG e Extra GG para o modelo masculino número I.

Contudo, algo que chamou a atenção do público foi a proibição da Nike na personalização da camisa. Em especial, dos candidatos à Presidência da República da Eleição 2022.

A empresa não permite que o usuário do site preencha nomes como "Lula", "Bolsonaro", Ciro Gomes" ou Tebet", ou seja, os quatro candidatos com mais votos no pleito deste ano.

Mais proibições da Nike

Vale destacar que outros políticos tiveram os nomes vetados como "Doria" “Moro”, “Damares”, “ACM”, “Haddad”, “Dirceu”, “Calheiros”, “Garotinho”, “Dilma”, “FHC”, “Collor”, “Sarney” e até “JK”.

Veja como driblar proibição da Nike e personalizar sua camisa com nome de candidatos à Presidência

Mas se você quer driblar esta proibição, saiba que é possível. Primeiro é importante destacar que apenas dez caracteres podem ser usados na personalização da camisa, sendo este o limite para qualquer nome.

O que a Nike não impediu foi o uso de algumas variações para chamar estes candidatos. Por exemplo:

  • Eleitores de Lula

Os eleitores de Lula ainda podem usar o diminutivo ou aumentativo para se referir ao candidato, escolhendo "Lulinha" ou "Lulão" na camisa. "Luís Inácio" não caberia por passar de 10 caracteres.

  • Eleitores de Bolsonaro

Já os eleitores de Bolsonaro podem utilizar o primeiro nome do presidente "Jair", sem impeditivos da Nike. Outra opção é personalizar com "Messias", segundo nome do candidato.

  • Eleitores de Ciro Gomes

Para quem é eleitor de Ciro Gomes, ainda é possível marcar o nome "Ciro" e personalizar a camisa. Só não é permitido o nome completo, pois a Nike vetou mesmo cabendo em 10 caracteres.

  • Eleitores de Simone Tebet

Simone Tebet teve o sobrenome barrado, porém o primeiro nome pode ser utilizado.

Para se fazer referência ao seu candidato, o comprador da camisa pode utilizar o nome + o número do partido abaixo, afinal nenhum numeral de 00 a 99 foi vetado pela Nike.

 

Vacinas vetadas

Há também quem deseje homenagear a vacina contra a Covid-19 na nova camisa do Brasil 2022. Entretanto, a Nike estava atenta a esta possibilidade e vetou o uso de nomes como "Pfizer", "Coronavac", "Corona" ou até mesmo o termo "Vacina".

"Astrazeneca" já é barrada naturalmente por ter mais de 10 caracteres.

Erro da Nike

Há uma forma de homenagear a vacina "Janssen". Isso porque a Nike vetou apenas a versão com um "S", no caso "Jansen". Porém, a grafia certa da vacina da Johnson & Johnson é "Janssen", com dois ss.

Copa do Mundo: Saiba quem são os maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira

VEJA MAIS CONTEÚDO