Brasil x Sérvia

SOBRENOME com 'IC' na CROÁCIA: Saiba SIGNIFICADO e por que tantos jogadores da CROÁCIA têm nome parecido na Copa do Mundo 2022

Croácia joga contra o Brasil hoje e chama atenção já que vários de seus jogadores têm sobrenome termina em "ic", que se pronuncia: "itch"

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 09/12/2022 às 9:21
ANTONIN THUILLIER / AFP
Croácia na Copa do Mundo 2022 - FOTO: ANTONIN THUILLIER / AFP
Leitura:

Quem assiste o jogo entre Brasil e CROÁCIA hoje (9/12) na Copa do Mundo do Catar percebe uma semelhança entre os nossos adversários: os sobrenomes de vários jogadores terminam em 'ic'. Nesta página, descubra o que 'ic' significa na Croácia. 

O que significa 'ic' no sobrenome dos jogadores da Croácia?

De acordo com professores de sérvio e croata (dois idiomas praticamente idênticos), o 'ic' significa: "filho de". A pronúncia certa de "ic" é "itch".

Muito antigamente, quando a população era pequena, as pessoas eram simplesmente conhecidas como "filho de fulano". E daí recebiam o 'ic' no final do nome para terem a família identificada. 

Na Sérvia, país vizinho à Croácia, o "ic" também é muito comum. O nome do jogador Mitrovic, por exemplo, quer dizer: "filho de Dimitrije" ou "pequeno Dimitrije". 

Entre os croatas, o principal jogador é Luka Modric, camisa 10 da Croácia. Modric quer dizer "filho de Modar".

..

Com o passar dos séculos, as pessoas foram parando de modificar os sobrenomes dos filhos de acordo com o nome dos pais deles, e adotando um mesmo sobrenome. 

Portanto, o pai de Luka Modric não precisa se chamar Modar (inclusive, se chama Stipe). O filho do craque croata também só precisará ter o sobrenome "Modric". 

Usar o 'ic' era uma prática comum na Iugoslávia. Desta forma, sobrenomes com "ic" também são muito comuns na Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Eslovênia, Montenegro e Kosovo. 

Assista AO VIVO: Brasil x Croácia

AFP
A seleção da Sérvia enfrenta Camarões na segunda rodada da Copa do Mundo 2022 - FOTO:AFP
ADRIAN DENNIS / AFP
Mitrovic, atacante do Fulham e da Sérvia - FOTO:ADRIAN DENNIS / AFP

VEJA MAIS CONTEÚDO