COPA DO MUNDO 2022

BRASIL tem TABU AMARGO para quebrar contra a CROÁCIA na Copa do Mundo; entenda

Brasil tenta quebrar escrita negativa que dura desde a Final da Copa do Mundo de 2002

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 09/12/2022 às 10:21
AFP
Brasil e Croácia duelam em jogo das quartas de final da Copa do Mundo 2022 - FOTO: AFP
Leitura:

Brasil encara a Croácia pelas quartas-de-final da Copa do Mundo 2022, nesta sexta-feira (9), às 12h, horário de Brasília, no Estádio Cidade da Educação.

Eliminar os croatas não apenas dará à Seleção Brasileira sua melhor campanha após o Penta, em 2002, igualando a de 2014, como também quebrará um amargo tabu em Copas, que dura, também, desde o Penta, mais precisamente, desde a Final da Copa do Mundo 2002, contra a Alemanha.

BRASIL NÃO VENCE EUROPEUS EM MATA-MATA DE COPAS DESDE FINAL CONTRA A ALEMANHA EM 2002

tabu é o de vencer europeus no mata-mata da Copa do Mundo. Após eliminar quatro europeus em 2002 (Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha, nesta ordem), na campanha do Penta, o Brasil nunca mais voltou a vencer, ou sequer empatar, uma partida eliminatória contra uma seleção do velho continente:

  • Em 2006, após eliminar a africana Gana, a Seleção Brasileira perdeu por 1 x 0 para a França nas quartas-de-final e foi eliminada.
  • Em 2010, o Brasil eliminou, com autoridade, o Chile, nas oitavas-de-final, mas, novamente nas quartas-de-final, caiu, de virada, para a Holanda, por 2 x 1.
  • Em 2014, após pegar os sul-americanos Chile e Colômbia nas oitavas e quartas, a Seleção sofreu sua maior derrota na história das Copas, 7 x 1 para a Alemanha, na semifinal.
  • Já em 2018, após vencer os latino-americanos do México, o Brasil perdeu para a Bélgica, por 2 x 1, nas quartas-de-final.

CROÁCIA NUNCA VENCEU O BRASIL

Se há um tabu contra o Brasil, há, também, um à favor da Seleção Brasileira: o de nunca ter perdido para a Croácia. Foram cinco jogos, com três vitórias dois empates.

Pela Copa do Mundo, o aproveitamento brasileiro é de 100%.

Em 2006, na Alemanha, no jogo de estreia, o Brasil venceu por 1 x 0, com um golaço de canhota de Kaká. Já em 2014, também na estreia, e jogo de abertura, a Seleção venceu por 3 x 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar.

ONDE ASSISTIR CROÁCIA X BRASIL AO VIVO

VEJA MAIS CONTEÚDO