Após várias saídas após o Mundial 2022, a seleções nacionais começam a anunciar os seus novos selecionadores. Raras são aquelas, entre as grandes, que já anunciaram seus novos comandantes para este ciclo que também envolve o Europeu 2024.
Juntando-se aos Países Baixos, que já haviam anunciado Ronald Koeman desde abril de 2022, Portugal tem um novo selecionador para lugar de Fernando Santos, demitido após a eliminação para Marrocos nos quartos-de-final do Mundial do Qatar.
NOVO SELECIONADOR DE PORTUGAL É ESTRANGEIRO; VEJA QUEM É
Após muitos rumores, que envolveram nomes de José Mourinho a Louis van Gaal, a FPF definiu seu novo selecionador: Roberto Martínez, que comandou a Bélgica nos Mundiais de 2018 e 2022, e também no Europeu de 2020.
Martínez fez grande trabalho à frente dos "Diabos Vermelhos", levando-os ao 3° lugar no Mundial da Rússia e os mantendo à frente do Ranking da Fifa durante anos. O fim foi desapontador, com uma eliminação precoce na ronda de grupos no Qatar.
Mas, as "polêmicas" em torno do nome de Roberto Martínez ficam não pelo recente fracasso na Bélgica, nem pelo fato, puramente, de ser estrangeiro (apenas o terceiro em toda a história de Portugal), mas por ser espanhol, um rival histórico de Portugal.
Os adeptos não demonstraram satisfação na publicação de anúncio e já começam a questionar a escolha antes mesmo da estreia.
CONTRATO E ESTREIA DE ROBERTO MARTINEZ COMO SELECIONADOR DE PORTUGAL
Roberto Martínez acerta até o fim do Mundial 2026, que será disputada entre junho e julho do mesmo ano, nos Estados Unidos, Canadá e México. Ele também comandará a Seleção Portuguesa na Euro 2024, caso, claro, consiga a qualificação.
Sua estreia será no dia 23 de março, em Portugal, contra Liechtenstein pela primeira jornada do Grupo J das Eliminatórias da Euro 2024.
O grupo conta ainda com Bósnia e Hezergovina, Luxemburgo, adversário da segunda jornada em 26 de março, Islândia e Eslováquia.