A CBF finalmente começou as buscas pelo novo treinador da Seleção Brasileira. A revelação foi feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em entrevista coletiva.
Em suas falas, ele revelou o perfil, a nacionalidade e até a data de anúncio daquele que será o responsável por treinar a Seleção Brasileira em mais um ciclo rumo ao Hexa, na Copa do Mundo 2026.
DESCRIÇÃO DE PRESIDENTA DA CBF PODE INDICAR LUÍS ENRIQUE COMO NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Segundo dito pelo próprio presidente da CBF, chegaram a sua mesa 26 nomes desde a eliminação da Seleção Brasileira para a Croácia, na Copa do Mundo, em 9 de dezembro, até o fim de 2022.
Após ouvir algumas descrições de Ednaldo Rodrigues, o nome que se destaca é o do espanhol Luís Enrique, ex-Barcelona, que comandou a Espanha, na Copa do Mundo 2022
CBF ASSUME POSSIBILIDADE DE ESTRANGEIRO ASSUMIR A SELEÇÃO
','nm_citno':'','width':'180','height':'120','cd_tetag':'16','align':'Left','id_tetag_tipo':7}">
Não temos nenhum decreto que tenha que ser só estrangeiro ou brasileiro. Não temos preconceito da nacionalidade"
Embora não tenha citados quais nomes preenchem a lista, é sabido que, segundo informações de The Mirror, L'Équipe e Sky Sports, que nomes como Carlo Ancelotti, Zinédine Zidane e José Mourinho já recusaram o convite da CBF.
CBF QUER TREINADOR OFENSIVO E QUE TRABALHE COM A BASE
"Que possa ser um treinador de respeito, que possa dar um padrão de jogo com o que seja condizente com aquelas atletas, com aquilo que o Brasil sempre procurou fazer, ser ofensivo. Queremos que seja dedicado, queremos comprometimento e que não possa só estar voltado a seleção principal, mas para a base, seleção olímpica, sub-17. Muitos craques estão ali e podem ser potenciais atletas para o futuro.
Nesse sentido, mais um ponto para Luís Enrique. O treinador fez excelente trabalho com jovens no Barcelona e o repetiu na Espanha na Copa 2022, oportunizando nomes como Gavi, Pedri, Baldé e Dani Olmo.
ABEL FERREIRA E FERNANDO DINIZ CORREM POR FORA?
Diante dessa descrição, outros dois nomes que podem se encaixar no perfil são os de Abel Ferreira e Fernando Diniz.
Contudo, ambos tem contrato com Palmeiras e Fluminense, respectivamente, até dezembro de 2024, o que enfraquece suas "candidaturas".
É claro, também, que a análise da CBF vá além do que foi interpretado aqui, portanto, de forma oficial, não há qualquer indício mais concreto sobre quem, de fato, assumirá o cargo.
DATA DE ANÚNCIO DO NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Devido ao vínculo com Tite estar em vigência até o último dia 17, a CBF não havia dado início, efetivamente, às negociações com um novo treinador, conforme explicado pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Vai começar agora. Sempre procurei ter respeito às pessoas que prestam trabalho à instituição, seja diretor, colaborador. A partir da saída do Tite, ouvi tantos nomes, ouvi 26, não sei se chegou mais da virada do ano
Apesar da demora para iniciar as negociações, a previsão da CBF é realizar o anúncio entre o fim de janeiro e começo de fevereiro.
DATA DE ESTREIA DO NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Embora o tema não tenha sido tratado durante a coletiva, o novo treinador da Seleção Brasileira já tem data para estrear.
A primeira Data Fifa de 2023 será entre os dias 20 e 28 de março, onde as seleções disputarão duas partidas.
A Conmebol ainda não divulgou a tabela das Eliminatórias, por isso, ainda não se sabe se os jogos serão em busca da uma vaga na Copa 2026 ou apenas amistosos.