A Fifa divulgou, na madrugada brasileira desta quinta-feira (18), em evento realizado em Los Angeles, a logo oficial da Copa do Mundo 2026, que será disputada pela primeira vez em três sedes: Estados Unidos, Canadá e México.
Em pronunciamento, Gianni Infantino falou sobre a expectativa pela competição, que também será a primeira a contar com 48 seleções na estreia do novo formato, e que voltará a ser disputada no meio do ano.
"É um momento em que três países e um continente inteiro dizem coletivamente: 'Estamos unidos como um só para dar as boas-vindas ao mundo e realizar a maior, melhor e mais inclusiva Copa do Mundo da FIFA de todos os tempos".
LOGO DA COPA DO MUNDO 2026
Preguiça, falta de criatividade, minimalista?
A logo da Copa do Mundo 2026 consiste, basicamente em um "2" sobre um "6", e uma imagem real do troféu oficial da competição (algo inédito), sobre a marca Fifa, uma composição que se trata mais de uma "montagem de elementos" do que de fato a construção de um único.
A falta de "identidade" e a característica genérica da logo, que não trás nenhuma menção aos três países sede. Seja em cores, bandeiras, grafismos ou até mesmo com a presença de seus nomes são elementos que vem sendo bastante criticados.
Contudo, a entidade afirma que a logo "permite a personalização para refletir a singularidade de cada anfitrião, ao mesmo tempo em que constrói uma estrutura de marca identificável para os próximos anos", o que indica que poderemos ter versões temáticas de cada logo no futuro.
Versões temáticas, neste caso, com traços de identidade que façam menção aos anfitriões Estados Unidos, Canadá e México.