TÊNIS

Nadal anuncia ausência em Roland Garros e "confirma" aposentadoria

Se recuperando de lesão sofrida no Australia Open, espanhol ficará de fora do torneio pela primeira vez após 18 participações

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 18/05/2023 às 12:41
MARCO BERTORELLO / AFP
O espanhol Rafael Nadal sai depois de perder sua partida round-robin contra o canadense Felix Auger-Aliassime em 15 de novembro de 2022 no torneio de tênis ATP Finals em Torino. - FOTO: MARCO BERTORELLO / AFP

O tenista espanhol, Rafael Nadal, de 36 anos, anunciou, nesta quinta-feira (18), que não disputará o torneio de Roland Garros, torneio que venceu em 14 oportunidades, pela primeira vez após 18 participações.

O anúncio foi feito em sua academia, a Rafa Nadal Academy. 

Segundo Nadal, que se recupera de lesão no quadril sofrida no Australia Open, o motivo de sua ausência é o baixo rendimento em que ele se encontrava nos treinamentos recentes, não tendo conseguido chegar na forma "ideal" a tempo do torneio. 

A intenção do espanhol é dar uma pausa durantes os próximos meses e voltar a jogar apenas na Copa Davis no restante de 2023.

""Sigo sem estar preparado para competir no nível que necessitaria. Necessito colocar um ponto a parte do que é minha carreira esportiva e tentar regenerar meu corpo nesses meses seguintes que virão. Não vou colocar uma data de retorno, quando me sentir preparado voltarei a começar , poderia ser um objetivo chegar ao final do ano e poder jogar a Copa Davis."

RAFAEL NADAL REVELA DATA DE APOSENTADORIA

Mas, a sua ausência de Roland Garros não foi o anúncio mais impactante feito por Nadal.

O tenista afirmou que um dos motivos para dar esta pausa em 2023, é poder recuperar a forma para conseguir atuar em alto nível e desfrutar do seu último ano de carreira, em 2024.

"O objetivo é parar agora para encarar o meu último ano e pelo menos com garantias de poder desfrutar. Se eu seguisse jogando este ano creio que isso não poderia ocorrer no ano que vem e quero dar a oportunidade que isso ocorra. Que ano que vem possa jogar os torneios que marcaram na minha carreira", desabafou.

VEJA MAIS CONTEÚDO