O Santa Cruz foi eliminado da Série D e está a um passo de ficar sem divisão para disputar no Brasileirão do ano que vem. Os tricolores perderam por 1x0 para o Iguatu, na noite deste domingo (23), no interior do Ceará, e não aproveitaram as combinações de resultado e saldos de gols que lhe ajudaram.
Matematicamente, o Santa Cruz ainda tem uma última chance de conseguir jogar o Brasileirão do ano que vem. Isso pode acontecer se o Retrô conseguir o acesso para a Série C.
SANTA CRUZ ELIMINADO: O QUE ACONTECERÁ COM O TRICOLOR?
Como a Fênix já tinha sua vaga assegurada na Série D de 2023 por ter sido vice-campeã pernambucana, a equipe de Camaragibe abriria sua vaga para os tricolores.
A outra possibilidade, porém esta bem mais remota, seria o Petrolina desistir da sua participação, cedendo ela para o Santa Cruz. No entanto, o presidente da Fera Sertaneja já deixou claro que não tem motivos para este vexame.
Isso porquê a CBF otimizou o seu sistema de repasse aos clubes que disputam a Série D, que têm custeadas as suas viagens e hospedagens. Como a questão financeira deixa de ser um impedimento, o Petrolina vai jogar o Brasileirão normalmente.
A péssima temporada de 2023 ainda trará grandes sequelas para o Santa Cruz no ano que vem. Por ter feito uma campanha ruim no Campeonato Pernambucano, os tricolores não jogarão a Copa do Brasil e precisarão disputar a fase eliminatória da Copa do Nordeste.
Com apenas o estadual no calendário, a equipe coral corre grande risco de só atuar nos primeiros meses de 2024 e depois tirar férias forçadas. Seriam mais de seis meses sem nenhuma partida oficial.