Após ser agredido com um soco pelo preparado físico Pablo Fernández, membro da comissão técnica de Jorge Sampaoli, Pedro não compareceu ao treino do Flamengo desta segunda-feira (31), na Gávea e começa a agitar os bastidores do rubro-negro e uma saída do clube parece ser o caminho.
Em seu relato nas redes sociais, Pedro, que vem sendo reserva com Sampaoli, não se limitou a lamentar a agressão sofrida durante o jogo contra o Atlético-MG no último sábado (29), mas também relatou aquilo que chamou de "covardia psicológica" por parte da comissão técnica do treinador argentino.
"Covardemente, sem motivo e inexplicavelmente, fui agredido, com um soco no rosto, por Pablo Fernandez, membro da comissão técnica do Sampaoli.
A covardia física se sobrepôs diante da covardia psicológica que tenho sofrido nas últimas semanas", escreveu o jogador em seu perfil no Instagram.
O desabafo de Pedro dá a entender que não há mais clima para o jogador seguir no clube enquanto lá permanecer o treinador argentino, que possui um excelente retrospecto recente e que não está envolvido com agressão física ao jogador e que, portanto não deve deixar a Gávea.
CORINTHIANS E PALMEIRAS DISPUTAM CONTRATAÇÃO DE PEDRO; JOGADOR PODE PEDIR RESCISÃO DO FLAMENGO
Segundo com o ex-jogador Amaral, ele comentou em uma publicação de que recebeu a informação de que Pedro estaria negociando com o Palmeiras e de que a situação deve receber novas informações ao longo da semana.
Já o jornalista Leandro Quesada, da Placar e Band News FM, afirmou que o Corinthians já armou um "plano" para contratar o atacante e já fez contatos com a diretoria do Flamengo para efetuar o negócio.
BOMBA ????
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 31, 2023
CORINTHIANS TEM PLANO PARA CONTRATAR PEDRO DO FLAMENGO.
As duas diretorias terão de conversar sobre o tema. O Corinthians aposta na falta de ambiente do jogador e Sampaoli e já informou ao intermediário os valores de salários que pretende pagar ao atacante. pic.twitter.com/XT3ztpBivQ
Outrora desgostoso em se desfazer de um de seus principais jogadores, ainda que no banco, além de reforçar um concorrente direto, o Flamengo pode se ver "obrigado" a deixar Pedro sair, uma vez que existe margem para o jogador pedir uma rescisão gratuita por justa causa após a agressão.
RESCISÃO DE PEDRO COM O FLAMENGO; ENTENDA
De acordo com o advogado trabalhista, Aloíso Jr, da Ambeil Advogados, em entrevista ao Uol, a agressão sofrida por Pedro pode sim, ser utilizada como argumento para rescisão unilateral do contrato.
Ou seja, sem a necessidade do pagamento da multa rescisória do jogador, estimada em 100 milhões de euros (R$ 523 milhões na cotação atual).
"O artigo 483 alínea F da CLT prevê como causa da rescisão por culpa do empregador a prática de agressão salva em caso de ilegítima defesa pelo empregador ou seus prepostos. No caso aqui, tratando de membro de comissão técnica do clube, ele é um preposto, ele é um representante do clube para fins da CLT, então essa agressão física pode ser considerada como justa causa para que Pedro rescinda o contrato com o Flamengo por culpa do empregador".
Além disso, Pedro ainda pode processar o Flamengo e pedir o pagamento de uma indenização por danos morais e materiais, pela agressão e pelos impactos que a própria rescisão pode ter em sua carreira, uma vez que ele deixaria de receber eventuais valores por uma transferência futura.
Como dito mais acima, o jogador relatou ter sofrido uma série de agressões psicológicas da comissão técnica de Sampaoli desde sua chegada e não parece haver mais clima para sua continuidade com a camisa rubro-negra.
Lembrando que clube e jogador podem chegar a um acordo para rescisão amigável ou transferência por um valor menor que o previsto em multa ou até mesmo um empréstimo, de forma que o clube deixaria o jogador seguir seu caminho sem o prejuízo financeiro.
Existe ainda a possibilidade de Pedro conseguir uma liminar que o desvincule do Flamengo e o deixe livre, até decisão em contrário, para acertar com outro clube.
SE DEIXAR O FLAMENGO, PEDRO SER INSCRITO POR NOVO CLUBE MESMO APÓS O ENCERRAMENTO DA JANELA; ENTENDA
Uma vez sem clube, Pedro poderia acertar com outra equipe mesmo depois do encerramento da janela de transferências, dado que, claro, não se trataria de uma transferência.
Mas isso não significa que Pedro e seu staff não precisem ter pressa.
Se quiser jogar em outra equipe do Brasil, como Corinthians e Palmeiras, ele não poderia atuar no Brasileirão, já que realizou 7 jogos, nem pela Copa do Brasil. Já os prazos para inscrições dos jogadores na Libertadores e Sul-americana está se esgotando, veja as datas:
- Libertadores e Sul-americana - Até antes da semifinal, em setembro (prazo para as oitavas se esgotou)
Lembrando que as principais competições europeias começam em agosto.
Pedro tem mercado em algumas grandes ligas, o que aumentaria o seu prazo para tomar decisões e tentar novamente o sucesso no velho continente.