SAÚDE

Quais são as causas da AZIA? Médico explica fatores que agravam o quadro

Médico explica o que pode agravar casos de azia

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 12/05/2022 às 16:47
Polina Zimmerman/Pexels
Azia é uma doença que afeta milhares de brasileiros e causa grande desconforto - FOTO: Polina Zimmerman/Pexels

A azia, aquela sensação de queimação constante no estômago e na parte superior do peito, incluindo pescoço e garganta que muitas vezes sentimos durante o dia pode ser um sinal de alerta para outras doenças, como o refluxo gastroesofágico.

O desconforto acomete milhares de brasileiros e além das doenças já citadas, podem ter diversas causas mais fáceis de resolver, como o consumo de determinados alimentos, bebidas alcóolicas e até mesmo gravidez. 

O médico e mestre em Ciências da Saúde, Tasso Carvalho, explica melhor o que é a azia, quais fatores podem agravar a condição e como buscar ajuda para tratar do problema. Confira:

O que agrava a azia?

Segundo o Dr. Tasso, algumas atitudes, como fumar, afetam o estômago e agravam o quadro de azia. “Os estudos científicos que utilizaram métodos diagnósticos como endoscopia digestiva alta evidenciaram forte relação entre o tabagismo e esofagite levando a azia”.

Além de fumar, o médico afirmou que deitar logo após as refeições podem agravar os sintomas da doença. “Manter a posição ereta logo após se alimentar por cerca de pelo menos 30 minutos é recomendado para pessoas que sofrem com azia, uma vez que evita refluxo gastro-esofagico. Para as pessoas que possuem a Doença do Refluxo Gastro-esofágico, recomenda-se dormir com a cabeceira levemente elevada”, explica.

Carvalho informou que ainda não há comprovações científicas ou evidências robustas para a ideia de que o jejum estimula a vasoconstrição e gera azia. “É comum que haja piora do sintoma naqueles que já possuem doença do refluxo gastro-esofágico ao fazerem jejuns prolongados, maior que 14 horas. Por outro lado, não há evidência de que o jejum prolongado, em pacientes previamente hígidos e com dieta adequada, cause azia”, diz.

A azia tem cura?

Conforme o profissional da saúde, os sintomas da azia costumam ser amenizados ou desaparecerem com o uso de medicamentos, que são receitados pelo médico. “Na maioria dos casos, utiliza-se antiácidos para resolver esse sintoma causado pelo refluxo de ácido do estômago para o esôfago”, orienta.

O médico também disse que identificar as causas da azia para evitar que o sintoma evolua para um problema mais grave é extremamente importante. Por isso, ter atendimento médico logo no início dos sintomas é essencial.