CUIDADOS

SAÚDE DA MULHER: 6 hábitos essenciais manter a saúde em dia

A mulher precisa estar atenta aos sinais do seu corpo e cultivar hábitos saudáveis para evitar problemas de saúde no futuro

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 12/05/2022 às 17:04 | Atualizado em 12/05/2022 às 17:06
marymarkevich / Freepik
Alguns hábitos básicos podem ajudar a manter a saúde feminina em dia - FOTO: marymarkevich / Freepik

Ao longo da vida, a mulher passa por diversas transformações. Desde a primeira menstruação, ainda na adolescência, até a menopausa, todos esses marcos impactam diretamente no funcionamento do corpo da mulher.

Segundo o médico Doutor Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis, é preciso que as mulheres fiquem atentas e tenham alguns cuidados específicos com a saúde. Mesmo quando a rotina está agitada, não se deve deixar de dar a devida atenção ao corpo, dedicando tempo para cuidar de si e evitar problemas maiores no futuro.

Confira abaixo algumas dicas do especialista para manter a saúde feminina em dia:

Tenha uma alimentação saudável

Embora seja uma recomendação universal, é válido ressaltar que para quem busca uma melhor qualidade de vida, ter uma alimentação balanceada e saudável é fundamental. “As mulheres possuem maior tendência a acumular gorduras em partes do corpo, fazendo com que a escolha correta do cardápio faça toda a diferença na hora de controlar níveis de colesterol e açúcar no sangue, por exemplo”, garante.

Cuidados com a higiene íntima

É fundamental priorizar a saúde da região íntima, evitando infecções comuns e até mesmo problemas mais sérios. “Nunca use produtos que não sejam recomendados e desenvolvidos especialmente para cuidados com a área. Além disso, evite usar roupas muito apertadas, biquíni ou roupa íntima molhadas e nunca compartilhe objetos de uso pessoal. Também encaixe sempre em sua rotina a visita ao ginecologista e não permita que a saúde da vulva seja deixada de lado, principalmente com o passar dos anos”, aconselha.

Mantenha os exames preventivos em dia

Check-ups anuais são fundamentais para diagnosticar doenças mais precocemente, obter orientações e tratamentos corretos. Para conservar a saúde em dia, é essencial fazer pelo menos uma vez por ano, os exames indispensáveis na vida da mulher, como Papanicolau e mamografia, além dos de rotina. “A frequência desses procedimentos vai variar de acordo com histórico familiar, idade ou outros fatores de risco”, reitera.

A prática de exercícios físicos ajuda

Praticar atividades físicas de forma regular é uma excelente medida para quem busca cuidar da saúde. Não é necessário viver na academia ou malhar constantemente, mas a prática de um exercício moderado durante 30 minutos, preferencialmente cinco vezes na semana, contribui para o bom funcionamento do corpo. “Procure algum esporte que mais combine com você. O que vale é mexer o corpo e garantir que o sedentarismo fique longe da sua vida. Pode ser yoga, hidroginástica, natação, caminhada, corrida leve, ciclismo, dança ou outra modalidade de sua preferência”, explica.

Ter uma boa noite de sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como a reposição da energia muscular e a introdução de proteínas. “Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral, já que ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, libera a produção de alguns hormônios e consolida a memória”, certifica.

Conhecer o seu corpo é a chave para o sucesso

Uma das partes mais importantes para cuidar da saúde é conhecer seu próprio corpo. “Conhecer os ciclos menstruais e até mesmo próprio órgão sexual é de extrema importância para saber quando é necessário consultar um médico, já que a anatomia feminina torna as mulheres mais propensas à contração de doenças e infecções”, finaliza.