NOTÍCIAS

Palestra para feras explora as áreas de engenharia e jornalismo

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 11/09/2015 às 12:08
Profissionais de duas áreas explicaram aos alunos do Salesiano sobre desafios e possibilidades da carreira
Profissionais de duas áreas explicaram aos alunos do Salesiano sobre desafios e possibilidades da carreira

Imagem de Andréa Lucena conversando com alunos. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10 Profissionais de duas áreas explicaram aos alunos do Salesiano sobre desafios e possibilidades da carreira

Desde o 1º ano do ensino médio os alunos do Colégio Salesiano participam do projeto "Escolhendo o futuro", que orienta os futuros profissionais para a escolha de sua carreira.

De vivências que estimulam o autoconhecimento até um fórum no qual os próprios alunos expõem para os pais e colegas mais novos sobre o curso pretendido, o projeto é uma forma de ajudar esses jovens a tomarem uma das primeiras grandes decisões de suas vidas.

"A escolha profissional é um processo. Primeiro o aluno precisa se conhecer, isso é explorado no 1º ano. Depois ele deve pesquisar sobre as profissões de interesse, o que fazemos no 2º ano. Em seguida, ele conversa com quem já atua na área e prepara uma apresentação para defender sua escolha", explica a pedagoga Roselis Alves, responsável pelo projeto.

Nesta sexta-feira (11), cerca de 90 alunos participaram de uma conversa com a engenheira civil Andréa Lucena, ex-aluna, filha de ex-funcionário e mãe de alunas do Salesiano. Após explicar sobre a área das engenharias, ela falou um pouco sobre sua vivência. "Eu no 6º período tive vontade de desistir. Fui fazer vestibular para medicina. Não passei. Depois desse surto (risos), continuei na engenharia, hoje em dia sou realizada com o que faço", disse. O depoimento da engenheira foi importante para que os feras percebessem que suas escolhas podem (e devem) ser questionadas durante a vida inteira.

Imagem de Manoel Moura. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10 O jornalista Manoel Moura contou aos feras como é a rotina de um assessor de imprensa

O professor de filosofia e assessor de imprensa do Salesiano, Manoel Moura, também conversou com os feras sobre a área de jornalismo, debate seguido pela jornalista Isabelle Figueirôa, que falou sobre o cenário atual do jornalismo em Pernambuco, realização profissional e questões financeiras. "A carreira tem uma certa aura de glamour, mas é mais status social do que financeiro. Você recebe as informações em primeira mão e sabe de muita coisa antes de todo mundo, mas é preciso abdicar de muita coisa, inclusive de alguns feriados e fins de semana em família ou amigos", alertou.