UPE

Fera aos 14 anos, um misto de imaturidade, curiosidade e dedicação

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 09/12/2015 às 14:17
Para Roselis Alves, o SSA é muito importante porque leva em consideração o crescimento intelectual e vocacional do fera
Para Roselis Alves, o SSA é muito importante porque leva em consideração o crescimento intelectual e vocacional do fera

Imagem de feras fazendo prova. Foto: divulgação Feras do SSA1 farão provas neste domingo e segunda (13 e 14) pela manhã, assim como os do SSA2, que fazem à tarde

Ser fera aos 17 anos já é motivo de ansiedades e pressões, avalie quando o vestibular bate à porta aos 14 anos. Cerca de 37 mil feras farão provas do SSA1 e SSA2 e a orientadora profissional do Colégio Salesiano, Roselis Alves, comenta o misto de imaturidade, curiosidade e dedicação na vida desses adolescentes.

Os alunos das primeiras séries do ensino médio, geralmente entre 14 e 15 anos, sentem que são muito novos para o vestibular, mas ficam curiosos e com muita vontade de participar dessa novidade. "Eles chegam na minha sala cheios de orgulho de já serem considerados fera aos 14 anos", comenta a pedagoga.

Mesmo não sendo necessário escolher o curso nas duas primeiras etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) - apenas na terceira etapa quando o candidato já está no 3º ano - alguns já se antecipam e procuram informações sobre os cursos oferecidos pela UPE. "O fera que já fez a primeira fase, chega na segunda com mais dedicação e interesse, pesquisando e buscando mais conhecimentos", acrescenta.

O processo de escolha profissional vai se desenvolvendo ao longo dos três anos do seriado. "Muitos mudam de opção e isso é natural. O SSA entende isso, tanto é que o fera só precisa escolher o curso na última fase do processo", justifica.

Imagem de Roselis Alves. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10 Para Roselis Alves, o SSA é muito importante porque leva em consideração o crescimento intelectual e vocacional do fera

A fera do 1º ano do Colégio Salesiano, Beatriz Venceslau, 14 anos, disse que o SSA mudou totalmente sua forma de ver o mundo. "É hora de por em prática tudo o que aprendemos até agora e passar a encarar os estudos com mais seriedade, abdicando da diversão em muitos momentos para, futuramente, a recompensa chegar da melhor forma possível".

"A cada fase [do SSA] há um crescimento pessoal e um amadurecimento intelectual e vocacional na vida dos feras", conclui.

Os 21.004 candidatos inscritos no SSA1 farão provas nos dias 13 e 14 de dezembro pela manhã, enquanto os 15.954 feras do SSA2 farão provas nos mesmos dias, mas no período da tarde.