NOTÍCIAS

Aulão do GGE reúne mais de 2 mil feras no Teatro Guararapes

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 28/10/2016 às 14:41
FH271016064 FOTO:

A pouco mais de uma semana para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 2 mil feras lotaram o Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco), em Olinda, para assistir o aulão "Tira teima Enem", organizado pelo Sistema GGE de Ensino. O evento, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (27), reuniu professores de todas as disciplinas das quatro áreas de conhecimento do exame. Além dos alunos do sistema, o aulão também teve participação de estudantes das instituições parceiras do GGE -  Colégio Santa Emília, Colégio Virgem Imaculada, 90 graus Colégio e Curso e Colégio Convergente (unidades Carpina e Limoeiro).

O evento teve como foco a revisão dos assuntos mais recorrentes no exame, exercitando os conhecimentos de forma descontraída e motivadora. "Para ter bom desempenho na prova, além do reforço cognitivo, é necessário o trabalho emocional. O aluno bem preparado e com reforço emocional é o que tem maior probabilidade de ingressar nas universidades", explicou o coordenador do Colégio GGE, José Veiga.

Galera super animada no saguão de entrada do Teatro Guararapes. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. Galera super animada no saguão de entrada do Teatro Guararapes. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

A animação dos estudantes já era grande antes mesmo da abertura das portas do teatro. A aluna do 1º ano do GGE, Letícia Pena, 15, estava na maior expectativa para esse que foi seu primeiro aulão. "É um momento de descontração, para a gente se distrair e se divertir. Além de absorver o conteúdo, os professores querem que a gente perca o medo dessa prova que, para muita gente, é o terror", disse a aluna.

Letícia Pena_Fernando da Hora A aluna do 1º ano do GGE, Letícia Pena, vai fazer o Enem por experiência. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

"Mais do que só dar dicas importantes nessa reta final, a ideia foi trazer os professores que passaram o ano todo acompanhando a preparação destes estudantes para dar palavras de incentivo, trabalhar o emocional, aliar conteúdo e diversão, além de mostrar que a instituição está ali pelo aluno", explicou o sócio-diretor do Sistema GGE de Ensino, José Folhadela.

José Folhadela Neto é sócio-diretor do Sistema GGE de Ensino. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. José Folhadela Neto é sócio-diretor do Sistema GGE de Ensino. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

E para promover essa relação entre aprendizado e clima lúdico, o evento apostou, primordialmente, no humor e em referências da cultura pop para explicar os assuntos mais quentes do Enem. "A ideia é familiarizar o aluno com o exame de forma suave e tranquila. É necessário aprender e apreender com alegria", afirmou o professor de história, Filipe Domingues.

FH271016035 Os feras acompanharam as questões no telão central do palco. Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

Foram apresentados ao todo 30 exercícios, que os feras acompanhavam no telão central do palco com apoio do material impresso distribuído pelos organizadores do evento (caderno de exercícios do aulão e os fascículos do JC no Enem). Além de solucionarem as questões, as equipes de ciências humanas, da natureza, linguagens e matemática e suas tecnologias, davam dicas sobre a forma de analisar cada item, considerando sempre o caráter interdisciplinar do exame. "A gente pensou as questões baseados na característica que o Enem tem de integrar todas as disciplinas", explicou o professor de literatura, Marcos Andrade.

Nos intervalos entre os blocos, para dar aquela desopilada, os feras ainda contaram com a apresentação do humorista Flávio Andrade. Também receberam mensagens de motivação e superação com a performance esportiva da equipe de basquete cadeirante da Associação de Deficientes Físicos de Pernambuco (Adefepe).

A equipe de basquete cadeirante da Associação de Deficientes Físicos de Pernambuco (Adefepe). Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. A equipe de basquete cadeirante da Associação de Deficientes Físicos de Pernambuco (Adefepe). Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

O estudante do 3º ano, Guilherme Souza, 16, elogiou o formato do aulão. "Outros aulões focam apenas no material didático. O tempo até demora a passar. Aqui a gente recebe várias dicas importantes para ir de cabeça fria para o exame e ainda se entretém", comentou o fera, que deseja cursar medicina.

O estudante do 3º anodo GGE, Guilherme Souza, deseja cursar medicina. Foto: Fernando Carvalho/JC Imagem. O estudante do 3º ano do GGE, Guilherme Souza, deseja cursar medicina. Foto: Fernando Carvalho/JC Imagem.

O vídeo institucional exibido no encerramento do aulão mostrava o que cada aluno já sentia às vésperas de uma das provas mais importantes da vida: eles estavam preparados.

Feras assistindo ao vídeo motivacional de encerramento. Foto: Deyse Machado/GGE. Feras assistindo ao vídeo motivacional de encerramento. Foto: Deyse Machado/GGE.