ENEM

"Não houve nenhum tumulto hoje", diz MEC e Inep sobre 1º dia do Enem

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 05/11/2016 às 18:22
balanço enem FOTO:

Em coletiva de imprensa neste sábado (5), logo após o fim do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, representantes do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais professor Anísio Teixeira (Inep) informaram que tudo transcorreu de forma tranquila. De acordo com o Inep, o Enem foi aplicado em 98% dos locais de prova no Brasil. O balanço completo do exame, com os números de faltas e abstenções será divulgado após a realização das provas do domingo (6), que serão de linguagens, redação e matemática. Para a realização dos exames, os feras terão um total de 5h30.

» Confira imagens do primeiro dia do Enem

» Medidas do governo prejudicaram vestibulandos, segundo universitários

"Não houve nenhum tumulto hoje", disse a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, durante a coletiva. "O uso de biometria foi extremamente positivo", destacou a presidente do Inep, Maria Inês Fini, ao afirmar que todos os estudantes se submeteram ao exame da biometria, novidade neste ano, sem problemas. Também não houve registro de vazamento de imagens das provas, apesar de uma transmissão ao vivo que, supostamente seria dos exames do primeiro dia, caso dito como falso durante a coletiva.

Apesar da aparente tranquilidade, dois casos de cancelamento do adiamento de provas em cima da hora causaram confusão no Distrito Federal e no Pará. Segundo o Ministério da Educação, o adiamento da prova, por causa das ocupações, afetaria 159 candidatos no Cemab e 520 em Santarém.

Segundo a pasta, mesmo desocupado, o colégio não oferecia as condições adequadas para a aplicação do exame. Mesmo assim, os cerca de 40 estudantes que chegaram ao colégio de Taguatinga conseguiram entrar e fazer o Enem. Ao todo, foram 405 locais de prova onde o exame não ocorreu.

 

De acordo com o Inep, o prazo máximo estipulado para a divulgação do gabarito da primeira leva de provas é até a próxima quarta-feira (9).