Fies

MEC publica editais das edições do segundo semestre do Fies, Prouni e Sisu; confira os detalhes

Antônio
Antônio
Publicado em 28/06/2021 às 16:13
Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

O Ministério da Educação (MEC) publicou os três editais que trazem os detalhes das edições do segundo semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tirado uma média mínima de 450 e não ter zerado a redação, uma vez que eles utilizam a nota da prova como critério de avaliação. As inscrições para o exame começam na próxima quarta-feira (30) e vão até o dia 14 de julho. Confira a seguir os detalhes das datas de cada programa! 

Prouni

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 13 e 16 de julho deste ano, através do portal do Prouni. O resultado será divulgado em duas chamadas. A 1ª, no dia 20 de julho, e a 2ª, no dia 3 de agosto. 

Durante os dias 20 e 28 de julho os pré-selecionados na 1ª chamada deverão comprovar as informações apresentadas no momento da inscrição. Quem for selecionado na 2ª chamada terá entre os dias 2 e 11 de agosto para fazer isso. 

A inscrição para a lista de espera acontecerá entre os dias 17 e 18 de agosto com os resultados sendo divulgados no dia 20 e o período de comprovação sendo de 23 a 27 deste mês. 

Podem concorrer a uma das vagas do Prouni estudantes com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo, para bolsas integrais, e até 3 salários mínimos, para bolsas parciais. Ainda por cima, os candidatos precisam ter feito o ensino médio em escola privada ou como bolsista integral. 

Fies 

As inscrições para o Fies vão ser realizadas de 27 a 30 de julho, no portal do programa. O resultado será divulgado em 3 de agosto e os estudantes terão de 4 a 6 deste mês para finalizar a inscrição. 

Os candidatos que ficarem na lista de espera poderão ser convocados entre os dias 4 e 31 de agosto. Para participar é necessário comprovar uma renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Sisu 

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 3 e 6 de agosto pelo site do programa. O resultado será divulgado em única chamada no dia 10 de agosto. As matrículas deverão ser feitas de 11 a 16 do mesmo mês. 

Quem não conseguir nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar o desejo de entrar na lista de espera entre os dias 11 e 16 de agosto.