O Enem Digital, que é a modalidade do Exame Nacional do Exame do Ensino Médio aplicada através de computadores, teve a sua primeira aplicação na edição de 2020 e a expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que até 2026 a prova seja aplicada totalmente dessa maneira.
Mas você sabe como exatamente ele funciona? Pois pode ficar calmo, porque o Intensivão preparou um artigo completo para explicar tudo o que você precisa saber sobre o Enem Digital. Confira a seguir!
Afinal, o que é e como funciona o Enem Digital?
O Enem Digital é, basicamente, uma versão do exame que é aplicada com o auxílio de um computador. Mas isso não significa que ele pode ser feito de casa, utilizando um dispositivo pessoal. A prova nessa modalidade também é feita de maneira presencial e apenas em locais autorizados pelo Inep. Para a edição de 2021, o órgão autorizou a realização do exame nesses moldes em 98 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O exame funciona da mesma maneira que a versão impressa. Em questão estrutural, ele conta 180 questões objetivas divididas entre os dois dias de prova, que deverão ser respondidas em um programa de computador próprio. Já a redação precisará ser escrita à mão.
Neste ano, quem optou por fazer o Enem Digital também teve a possibilidade de solicitar adaptações voltadas para auxiliar pessoas com deficiência, como letras superampliadas, fazer o exame em locais com acessibilidade e tempo adicional de prova. Antes isso só era oferecido na versão impressa.
Existe alguma diferença entre a versão impressa e a digital?
As únicas diferenças entre o Enem Digital e o Impresso é que o primeiro caso só ficou disponível para candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou que tem previsão de concluí-lo em 2021 e que as questões deverão ser respondidas em um computador, com exceção da redação.
Toda a estrutura do exame, tempo de aplicação e os temas escolhidos serão os mesmos para as duas versões.
Em que data a prova será aplicada?
Em 2021, ele irá acontecer na mesma data da versão impressa do exame, nos dias 21 e 28 de novembro. Para este ano o Instituto de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 101.100 vagas para essa modalidade do exame. Dessas, 68.891 foram confirmadas.
O horário disponível para responder todas as questões e preencher o gabarito também será o mesmo. Com os portões dos locais de prova abrindo às 12h e fechando às 13h. As provas terão início às 13h30 nos dois dias.
No primeiro dia do exame, no qual serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a redação, o horário de término será às 19h.
Já no segundo dia, o horário final para entrega do gabarito será às 18h30 e serão respondidas questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.