FAXINA

5 dicas para remover e evitar o mofo da sua casa no inverno; confira

O inverno é o período propício para o acúmulo de mofo em objetos, armários e até paredes devido a alta umidade

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 14/06/2022 às 13:59
Freepik
O inverno e a alta umidade do ar contribui para o aparecimento do mofo em objetos e até mesmo portas e janelas - FOTO: Freepik
Leitura:

A temporada de chuvas mal chegou e muita gente já percebeu que tem muita coisa mofando dentro de casa. Mas, o que fazer para remover o mofo dos móveis e objetos?

Com o excesso de umidade nessa época do ano, acaba que paredes, portas, janelas e até mesmo roupas tenham acúmulo de mofo. Porém, algumas dicas simples e acessíveis podem ajudar na limpeza dos fungos.

Pensando nisso, separamos dicas caseiras e alguns produtos que podem ajudar a tirar o mofo que pode acumular em casa nesse período com mais umidade. Confira:

Saquinhos para umidade

Nos supermercados e lojas de utilidades domésticas é possível encontrar saquinhos de sílica que ajudam a remover o excesso de umidade de ambientes e armários. Os desumidificadores de ar também ajudam a reduzir os odores desagradáveis e danos aos vestuários e artigos de couro armazenador em closet e armários fechados.

Água sanitária

A água sanitária é um ingrediente indispensável para se enfrentar o mofo. Com ela, é possível remover o mofo que se acumula na parede com uma solução diluída. A receita é simples: dilua 100 ml de água sanitária em 1 litro de água. Depois de aplicada a solução nas paredes ou superfícies com mofo deve-se esperar 30 minutos para remover com um pano limpo ou esponja.

Vinagre e bicarbonato

Outra dica caseira e simples é a misturinha de vinagre branco com bicarbonato de sódio. A solução é ótima para limpar objetos e móveis que apresentam pontos de mofo. Para fazer, basta adicionar 240ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo. Aguarde a reação dos produtos, que irá borbulhar, e em seguida você já pode aplicar a solução nos objetos com ajuda de um borrifador. Deixe agir por pelo menos 10 minutos e em seguida remova com um pano limpo. O uso da solução de vinagre e bicarbonato deve ser feito 1 vez ao mês.

A misturinha de vinagre e bicarbonato também pode ser aplicada em roupas e sapatos de couro, que costumam mofar também nessa época do ano.

Limão

O suco natural de limão pode ser aplicado em roupas, inclusive coloridas, para ajudar na remoção de pontos de mofo. Aplicado diretamente sobre o tecido, antes da lavagem da peça, esfregue delicadamente o suco e deixe em repouso por alguns minutos. Em seguida, lave normalmente a roupa.

Isopor entre parede e móveis

Quem mora em lugares mais úmidos sabe que o espaço entre os móveis e as paredes acabam sendo um foco de fungos. Por ser um local de difícil limpeza, acaba que a higienização demora mais tempo para ser feita, ocasionando um crescimento do mofo. Uma alternativa interessante é colar placas de isopor ou cortiça entre o móvel e a parede, com a ajuda de uma fita dupla face, para que o espaço seja preenchido e, assim, evite o crescimento do mofo.

Mais Lidas