SAÚDE

Mais de 25 mil crianças devem ser vacinadas contra a pólio em Caruaru

JC Online
JC Online
Publicado em 10/06/2010 às 8:05

As crianças menores de cinco anos têm um compromisso importante neste sábado (12). O Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, realiza a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Em Caruaru a meta é imunizar 25.516 crianças. O slogan desse ano faz referência aos jogos da Copa do Mundo de Futebol: \"Vacinou. É gol!\".

A Secretaria de Saúde de Caruaru estará vacinando as crianças, das 7h às 17h em todos os PSFs da cidade, nos Centros de Saúde, nas Policlínicas, no Shopping Difusora, no North Shopping, no supermercado Bonanza do bairro Maurício Nassau e no Atacadão Extra.

Além da vacina contra a pólio, será a última oportunidade das crianças se vacinarem contra o vírus da Influenza A. A vacina contra a Gripe H1N1 estará disponível, apenas, nas unidades de saúde municipais.

A DOENÇA - A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Desde setembro de 1994, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) conferiu o certificado de erradicação do poliovírus selvagem nas Américas.